Estados manifestam interesse no aplicativo piauiense Salve Maria

Aplicativo ajuda no combate à violência contar a mulher

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O aplicativo móvel Salve Maria, desenvolvido pelo Governo do Piauí para o combate ao crime de violência praticado contra a mulher, completou um ano desde o lançamento em março de 2017. Apenas durante o último mês de fevereiro, o app recebeu 59 denúncias. Os dados são da equipe técnica da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), que desenvolveu a solução tecnológica em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP).

Em janeiro, 64 denúncias de violência praticada contra a mulher piauiense foram recebidas através da ferramenta. Somados os dois meses, tem-se 123 denúncias neste primeiro bimestre, aponta o monitoramento realizado por técnicos da ATI.

Outros estados da federação brasileira começam a manifestar interesse em replicar esta tecnologia genuinamente piauiense.

“A Secretaria de Segurança do Acre, o Mato Grosso do Sul manifestou e com o Maranhão nós já estamos é fechando o Termo de Cooperação Técnica. Então a Polícia Federal da Inglaterra já recomendou que o nosso aplicativo Salve Maria torne-se uma política nacional a ser copiada para todos os estados da federação”, conta a diretora de Gestão Interna da Secretaria de Segurança Pública do Estado, delegada Eugênia Villa.

Villa esteve recentemente em Londres, onde pôde conhecer práticas utilizadas pela polícia britânica e apresentar o Salve Maria, que chegou a ser destaque no site internacional BBC.

Saiba Como Usar

O gerente de Infraestrutura da ATI, Weslley Sousa, explica que o serviço pode ser usado em duas modalidades.

“O aplicativo conta com dois botões, um deles recebe denúncia onde pode ser informado o nome da vítima, do agressor, endereço, foto, vídeo e áudio. O segundo é o botão do pânico, que ao ser apertado envia um alerta para a Central de Polícia, lá uma viatura é designada para atender ao chamado”, conta. O técnico ressalta que as denúncias são feitas de maneira sigilosa e segura.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES