Estágio Pós-Doutoral e Estágio Sênior antecipam candidaturas em 2010

A Capes oferece esta bolsa aos doutores brasileiros como forma de contribuir com a inserção internacional de pesquisadores,

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Diretoria de Relações Internacionais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulga o calendário para candidaturas à bolsa para a realização de Estágio Pós-Doutoral e Estágio Sênior no Exterior nas diversas áreas do conhecimento. Diferentemente dos outros anos, quando as inscrições iniciavam em março, em 2010 as inscrições começaram no princípio de janeiro para aqueles que desejam fazer o estágio entre setembro e dezembro deste ano. As demais datas encontram-se no edital.

Estágio Pós-Doutoral

A Capes oferece esta bolsa aos doutores brasileiros como forma de contribuir com a inserção internacional de pesquisadores, o estabelecimento de intercâmbio científico e abertura de novas linhas de pesquisa de relevância para o desenvolvimento da área no país.

Para se inscrever no processo seletivo para o estágio pós-doutoral, o candidato, além de outros requisitos, deve ter nacionalidade brasileira, ter diploma de doutorado reconhecido e não se enquadrar na categoria pesquisador nível 1 do CNPq ou possuir produtividade científica equivalente, uma vez que esse público deve apresentar suas candidaturas na modalidade Estágio Sênior. No ato da inscrição, todos os candidatos devem anexar a documentação exigida no edital e preencher os formulários indicados, disponíveis no site.

A duração da bolsa para o estágio pós-doutoral varia entre o mínimo de seis até o máximo de 18 meses, improrrogável, e é estabelecida de acordo com o cronograma de execução proposto na candidatura. Enquanto que para o estágio sênior a bolsa varia entre o mínimo de um mês até o máximo de 12 meses. Entre as ajudas de custo estão mensalidade, seguro saúde, auxílios deslocamento e instalação, que variam conforme região geográfica e de acordo com a moeda adotada pela Capes para o pagamento dos benefícios da bolsa.

A seleção se desenvolve em três fases, todas de caráter eliminatório: verificação da consistência documental, análise de mérito e seleção final. A relação dos aprovados, com a respectiva classificação no processo seletivo correspondente, será disponibilizada no site da Capes e individualmente, por meio de correspondência dirigida ao candidato. O candidato aprovado deverá manifestar-se sobre a outorga da bolsa pela Capes até dez dias após a divulgação do resultado, formalizando sua decisão por meio do processo eletrônico, via internet.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES