Estrada: Governo inicia obra em trecho que leva à barragem Mesa de Pedra

O Instituto de Desenvolvimento do Piauí (IDEPI) é o órgão responsável pela obra

Barragem Mesa de Pedra abastece a região de Valença e tem potencial turístico | DIV
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governo do estado deu início às obras de melhoramento, implantação e pavimentação asfáltica de um trecho de quase 5km que vai do entroncamento da BR-316 até a barragem Mesa de Pedra, em Valença do Piauí. As melhorias na rodovia de ligação são uma reivindicação antiga da população, não apenas de Valença, mas de vários municípios que formam a região do Vale do Sambito, e se beneficiam do turismo que acontece às margens da barragem, com a presença de visitantes de várias partes do estado.

Obra que leva à barragem Mesa de Pedra será executada pelo Idepi  

O Instituto de Desenvolvimento do Piauí (IDEPI) é o órgão responsável pela obra, que recebe investimentos de cerca de R$ 3 milhões de reais, recursos do tesouro estadual. Para o diretor-geral do órgão, Leonardo Sobral, além de melhorar as condições de trafegabilidade na região, as intervenções realizadas vão favorecer e impulsionar também um outro setor: o turismo e, consequentemente, a economia regional. 

“Quem mais ganha com intervenções como esta são as cidades e a sua população, porque melhoram as condições de trafegabilidade, de segurança e conforto nas rodovias. E quando tem o turismo envolvido, o impacto é ainda maior, porque o turismo é um vetor de desenvolvimento econômico, gerando emprego e renda para as comunidades. Com estradas melhores, são mais visitantes, mais turistas, mais possibilidades de empreender”, destaca o gestor.

Obra que leva à barragem Mesa de Pedra será executada pelo Idepi 

A barragem Mesa de Pedra é responsável pelo abastecimento de água para a região de Valença e possui capacidade de armazenamento de aproximadamente 56 milhões de metros cúbicos de água, que é usada tanto para a agricultura, como projetos de piscicultura, dentre outras atividades que beneficiam as famílias locais. 

Barragem Mesa de Pedra abastece a região de Valença e tem potencial turístico 

TURISMO 

O potencial turístico da barragem e os atrativos que existem no seu entorno são um espetáculo à parte e, além de Valença, outros nove municípios que formam o território de desenvolvimento Vale do Sambito se beneficiam de suas belezas: Barra d’Alcântara, Elesbão Veloso, Francinópolis, Inhuma, Ipiranga do Piauí, Lagoa do Sítio, Novo Oriente do Piauí, Pimenteiras e Várzea Grande. 

“Investir em turismo é contribuir para o fortalecimento da economia local, oportunizando a geração de emprego e renda, estimulando a criatividade, a prestação de serviços e promovendo a inclusão social. Eu não tenho dúvidas que este é um dos setores que mais transformam a sociedade para melhor porque são várias frentes impactadas direta e indiretamente”, pontua Leonardo Sobral.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES