Estudante catarinense morre em estação de esqui na França

Jovem era aluna da UFSC e havia terminado um intercâmbio estudantil. Data do traslado do corpo para Santa Catarina não foi definida

Avalie a matéria:
A estudante voltaria para o Brasil em janeiro, após concluir intercâmbio na França | UFSC/Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A estudante brasileira Lais Brandão Feilstrecker, 23 anos, sofreu um acidente e morreu em uma estação de esqui, na cidade de Toulouse, na França, no dia 29 de dezembro. A jovem, que era aluna do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), havia terminado um intercâmbio estudantil e voltaria ao Brasil no início de janeiro.

O corpo continua na França e ainda não há previsão da data em que será feito o translado para o Brasil, segundo a Secretaria de Assuntos Internacionais (Sinter) da universidade.

"A informação que temos é que a Lais estava esquiando com os amigos e e se chocou violentamente contra algum obstáculo. Ela faleceu quando estava chegando no hospital", explica Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho, Secretário de Assuntos Internacionais da UFSC.

Lais era natural de Joinville e deveria se formar até o final do primeiro semestre de 2013. Ela estava na França desde janeiro de 2012, onde fazia um curso no Instituto Nacional de Ciências Aplicadas. A instituição fica na cidade de Strasbourg, próximo da fronteira com a Alemanha. De acordo com Machado Filho, a estudante fazia parte do Programa de Cooperação Franco-Brasileira na Área da Formação de Engenheiros (Brafitec), voltado para cooperação internacional nas áreas de engenharias.

A UFSC ainda não sabe precisar quando o corpo será levado para Santa Catarina. "O seguro saúde vai custear as despesas com translado ou cremação. A forma como será feito o transporte dependerá da decisão da família de Lais e também de questões burocráticas", comenta Machado Filho.

De acordo com a Sinter, a reitora Roselane Neckel recebeu a família da estudante no final de semana em que ocorreu o acidente e todos os trâmites legais estão sendo realizados pela UFSC, com apoio da Embaixada do Brasil na França e de uma colega da estudante, que faz intercâmbio na mesma instituição, e auxilia nas questões locais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES