Estudante do Piauí recebe medula óssea dos EUA

A probabilidade para encontrar um doador nesse caso, a chance é de um entre 250 mil candidatos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um simples gesto salvou, neste final de semana, no Recife, uma jovem de Teresina, no Piau?. A estudante de hist?ria Vanessa da Silva Gomes, 23 anos, recebeu um transplante de medula ?ssea de um doador norte-americano. H? dez anos, ela descobriu que sofre de leucemia, o c?ncer do sangue. A probabilidade para encontrar um doador nesse caso, a chance ? de um entre 250 mil candidatos.

Como na fam?lia da jovem n?o foi encontrado ningu?m compat?vel, o transplante s? foi poss?vel depois que m?dicos encontraram um doador nos Estados Unidos. Tal procedimento aconteceu atrav?s de uma rede de bancos de doadores conectados via internet. O sistema ? capaz de comparar dados das c?lulas dos pacientes com as dos candidatos a fazer a doa??o.

O processo para o transporte da medula ?ssea foi longo. Ao todo, foram mais de 20 horas de viagem, passando por cinco aeroportos. Os cuidados para evitar que a bolsa de sangue passasse pelos equipamentos de raio x e estragasse a medula foram grandes. Assim que desembarcou no Aeroporto Internacional dos Guararapes, a enfermeira foi direto para o hospital onde Vanessa est? internada.

?O cuidado foi grande. Em todos os aeroportos que passamos, ficamos atentos para evitar a todo custo que os raios x estragassem a medula ?ssea?, explicou a enfermeira Adriana Barros.

O processo de transplante foi r?pido. As enfermeiras levaram poucos minutos para preparar e iniciar o procedimento. A fam?lia fez uma corrente no momento em que a jovem estava sendo submetida ao procedimento.

?As pessoas n?o fazem o teste por falta de conhecimento ou medo. Acham que ? necess?rio fazer cirurgia e n?o sabem que um simples gesto pode salvar v?rias vidas, como por exemplo a da minha filha?, explicou o pai da jovem, Ant?nio Gomes Ferreira.

Segundo o ?ltimo boletim m?dico, a produ??o de sangue de Vanessa deve voltar ao normal em 20 dias. Durante todo esse per?odo, ela vai ficar em observa??o, fazendo exames para acompanhar as taxas sang??neas e evitar infec?es.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES