Estudante obtém na Justiça decisão contra cotas na UFPR

Estudante obtém na Justiça decisão contra cotas na UFPR

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Justi?a Federal no Paran? concedeu uma decis?o contra a pol?tica de cotas buscar da Universidade Federal do Paran? (UFPR). A autora do processo ? a estudante Elis Wendpap Ceccatto, 20 anos, que obteve nota superior a de vestibulandos cotistas, mas n?o p?de ser matriculada no curso de direito da institui??o.

Pela senten?a da ju?za federal substituta Giovanna Mayer, a UFPR dever? realizar a matr?cula da estudante, ?devendo acolh?-la como aluna regular, sem quaisquer restri?es pedag?gicas ou acad?micas?. Da decis?o ainda cabem recursos.

Elis entrou com o processo em 2005 e hoje j? est? no quarto ano de direito do Centro Universit?rio Curitiba (Unicuritiba), uma institui??o particular. Com a demora no processo, a estudante j? n?o sabe se poder? cursar a institui??o p?blica. ?Pode ser que a decis?o final saia depois de eu me formar. Mas o importante ? manter a discuss?o sobre as cotas. Elas n?o resolveram nada e foram implantadas de imediato, de forma impulsiva?, diz.

Sua tia e advogada Rosane Gil Kolotelo Wendapap explica que o principal argumento da a??o ? o de que n?o cabe ? universidade implantar a pol?tica de cotas. ?A universidade n?o pode legislar. Com as cotas ela acaba criando direitos e obriga?es, que s?o compet?ncia do Congresso Nacional?, diz.

Mesmo que n?o possa obter o direito ? vaga na federal, Rosane explica que vai levar o processo adiante: ?Esse assunto ? de interesse coletivo. O objetivo do processo ? mostrar para a sociedade que ela tamb?m pode controlar a constitucionalidade de uma lei?.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES