Estudante piauiense vence prêmio nacional na área da sustentabilidade

Daniela Hanna concorreu com mais oito jovens que, no segundo semestre do ano passado, fizeram uma imersão pelo universo do saneamento básico.

Estudante piauiense vence prêmio nacional na área da sustentabilidade | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

“Sou da periferia e sei que posso mudar o mundo. Pensei que poderia começar saindo da minha casa e limpando a minha rua”, foi com esse ideal que a estudante Daniela Hanna do Nascimento Abreu, 17 anos, partindo dos problemas da comunidade em que vive, conquistou o primeiro lugar na etapa nacional do Projeto Pioneiros, promovido pela Aegea Saneamento em todo o país.

Vencedora na etapa local, promovido pela concessionária Águas de Teresina, a estudante do ensino médio na Unidade Escolar Barão de Gurguéia ganhou o prêmio com o projeto “Mude os Hábitos, Mude o Mundo”, com foco na comunidade Vila Irmã Dulce, zona sul da capital.

Estudante piauiense vence prêmio nacional na área da sustentabilidade

“É uma grande satisfação conseguir o primeiro lugar, e nesta jornada online tive muitas aprendizagens. Com esse resultado entendemos que é preciso correr atrás dos objetivos e junto aos voluntários teremos mais sucesso”, disse Daniela Hanna.

A premiação ocorreu nesta segunda-feira (1º). A estudante piauiense concorreu com mais oito jovens que, no segundo semestre do ano passado, fizeram uma imersão pelo universo do saneamento básico.

Daniela Hanna criou o projeto para envolver a comunidade em oficinas de reciclagem, além de criar um ambiente onde os moradores passem a ter uma renda a partir desse trabalho e, assim, preservar mais o meio ambiente.

“O projeto teve início com uma simples pesquisa de campo e hoje já realizamos a conscientização da comunidade, também a busca por materiais recicláveis, a venda e troca por utensílios para a limpeza. Escolhemos uma rua e, na sexta-feira ou sábado, percorremos a comunidade limpando as ruas, recolhendo materiais nas casas e organizando a coleta de lixo semanal”, afirmou a estudante.

Ela conta que um grupo de voluntários abraçaram o projeto na comunidade e já organizaram três mutirões para recolher materiais descartados nos meses de novembro, janeiro e o próximo, que será no mês de abril.

Estudante piauiense vence prêmio nacional na área da sustentabilidade

“O projeto está maior do que iniciamos e atualmente organizamos três mutirões, temos camisetas para identificação e utensílios para coleta. Somos 15 voluntários determinados que abraçaram o projeto que não é só meu, e sim, de toda a comunidade que abre a porta para nos ajudar e já coletam os materiais para recolhermos”, declarou Daniela.

Projeto pioneiros

Desenvolvido nas concessionárias da Aegea Saneamento, o projeto tem como objetivo aprofundar o conhecimento dos jovens sobre o mercado de trabalho, apresentá-los a diferentes profissões e introduzir no setor do saneamento básico. Por 45 dias os estudantes vivenciaram todos os setores da Águas de Teresina, o que permitiu a eles aprender sobre as diferentes áreas, os serviços de infraestrutura e saneamento básico.

Ao final, os estudantes apresentaram projetos estimulando o pensamento crítico e reflexivo, o senso de responsabilidade, a criatividade e a inovação.

“A participação no projeto foi incentivada pela coordenadora pedagógica da escola, Flavia Raiane, e fui chamada meses depois. Passei pelo o setor de RH, jurídico, da direção da empresa, de telemarketing e das estações de tratamento para no final criar um projeto que nunca imaginei que hoje chegaria a concorrer a etapa nacional. Conheci muitos profissionais competentes que me auxiliaram a aprender muito sobre a empresa”, contou a estudante.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES