Estudante que morreu em voo não tinha gripe suína

A adolescente já tinha feito um teste para confirmar a doença em um hospital dos Estados Unidos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um exame feito pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, revelou que a estudante Jacqueline Ruas, 15, que morreu no último dia 2 em um voo de volta de uma excursão na Disney, não estava com a gripe suína --a gripe A (H1N1).

O teste foi elaborado pelo instituto a pedido do IML (Instituto Médico Legal) de Guarulhos (Grande SP), que ainda trabalha na elaboração de um laudo final sobre os detalhes da morte de Jacqueline. O documento ainda não tem previsão para ficar pronto.

A reportagem apurou que, em um rascunho do laudo, peritos do IML atribuem a morte da garota à pneumonia --conclusão que já constava em seu atestado de óbito.

A adolescente já tinha feito um teste para confirmar a doença em um hospital dos Estados Unidos, onde a garota sentiu os primeiros sintomas, mas o resultado também foi negativo, segundo a agência de turismo Tia Augusta.

Apesar disso, o diretor da Anvisa, Agenor Álvares, afirmou no início do mês que o resultado do teste na estudante era "questionável". De acordo com dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) repassados à Anvisa, 50% dos resultados negativos para gripe suína são "falsos negativos" em testes rápidos --tipo de exame a que Jacqueline foi submetida.

Viagem

Após ser liberada pelo hospital norte-americano para viajar, a jovem voltou a passar mal durante o voo e foi atendida por dois médicos que estavam a bordo, que fizeram procedimentos para reanimá-la, mas não tiveram sucesso.

Segundo informações da Secretaria da Saúde de São Paulo, 18 pessoas que estavam sentadas em fileiras próximas à de Jacqueline durante o voo estão sendo monitoradas. A lista desses passageiros foi feita pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES