Estudantes aprendem como conviver com o semi-árido em Guaribas e Acauã

Livro Semi-árido piauiense: vamos conhecê-lo está sendo estudado por crianças e adolescentes

Estudantes aprendem como conviver com o semi-árido em Guaribas e Acauã | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O livro Semi-?rido piauiense: vamos conhec?-lo est? sendo estudado por crian?as e adolescentes de muitos munic?pios do Estado. A partir do estudo est?o sendo desenvolvidos projetos pedag?gicos que incentivam o conhecimento atrav?s do livro.

No munic?pio de Acau?, os estudantes de todas as escolas da cidade est?o desenvolvendo trabalhos e pesquisas com temas provenientes do livro. Os trabalhos ser?o apresentados a toda a comunidade durante a Feira de Ci?ncias, no dia 6 de julho. Para isto, a Secretaria de Educa??o do Munic?pio est? preparando um grande evento cultural na pra?a principal da cidade com presen?a de toda comunidade e autoridades da cidade e do Estado.

De acordo com Maria Aldemi Macedo, secret?ria de Educa??o do Munic?pio e respons?vel pelo projeto, a Feira de Ci?ncias est? ajudando alunos e familiares a entenderem melhor como conviver e valorizar a localidade onde vivem. ?As escolas das zonas rurais est?o trabalhando com afinco nas pesquisas porque querem mostrar a beleza de cada comunidade, e para incentivar mais os alunos, este trabalho vale os pontos da ultima avalia??o do semestre?, diz a secret?ria.

Em Guaribas, um projeto parecido est? sendo desenvolvido. Na escola Andrelino Ivos dos Anjos, na comunidade Cajueiro, a feira de ci?ncias aconteceu no dia 5 de junho envolvendo alunos, professores e fam?lias.

Elizene Pereira Barreto, aluna da 7? s?rie da escola, explicou que cada grupo de alunos desenvolveu um tema relacionado ao livro, depois cada grupo elaborou uma apresenta??o com a orienta??o dos professores. ?Foi muito legal, n?s aprendemos muito sobre o Semi-?rido e ensinamos os nossos visitantes?, conta a aluna.

Para Irismar Dias, professor da Escola, o projeto animou a comunidade. ?Fizemos um trabalho com os alunos, mas acabou participando todo mundo. Vieram pessoas de Guaribas para participar da festa, tivemos comidas t?picas do Semi-?rido como feij?o, mandioca e ab?bora. Foi como um grande encontro cultural sobre o Semi-?rido?, afirma o professor.

As feiras est?o previstas para acontecer ainda em outras escolas de Guaribas, em muitas delas continua o estudo e a prepara??o para este momento. Assim o conhecimento sobre a conviv?ncia com Semi-?rido ultrapassa os limites da escola e leva ?s comunidades saberes contextualizados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES