Estudantes criam produtos de limpeza artesanais e sustentáveis

Proposta é que a formulação da linha possa ser replicada e usada como 
fonte extra de renda para a população de baixa renda

Avalie a matéria:
A produção de toda a linha é bem simples e barata | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Produtos de limpeza sustentáveis têm aos montes no mercado. Mas e produtos do gênero feitos artesanalmente, de forma segura e barata? Com essa proposta, três alunas da Escola Estadual Prof. Arthur Ramos, da cidade de Pilar (AL), desenvolveram uma linha de produtos. O trabalho é um dos projetos finalistas da 19ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE 2021), que começou ontem (15/3) e vai até o dia 26 pela Plataforma FEBRACE Virtual.

A linha é composta por sabão em barra e em pó, água sanitária, amaciante e detergente. Em comum, todos contêm extrato da folha de bananeira - rica em alantoína, uma substância com poder cicatrizante que, no caso, ajuda a tornar os produtos menos agressivos à pele. "Comprovamos Isso nos testes de pH", afirma Thawane Silva Santos, estudante que desenvolveu o projeto ao lado das colegas Maria Izabel da Silva e Mikaely Vitória dos Santos Silva. "Ao inserir o extrato da folha de bananeira na formulação, também queríamos dar uma destinação adequada aos resíduos do plantio da banana", destaca.

Segundo ela, a produção de toda a linha é bem simples e barata. A água sanitária, por exemplo, leva em sua formulação extrato da folha de bananeira (obtida ao triturar a folha), açúcar, água, soda cáustica, detergente e álcool. "Nossa proposta é que a fórmula de cada produto possa ser replicada e usada como fonte extra de renda para a população de baixa renda", completa Thawane.

divulgação

Na FEBRACE, esse projeto é um dos 345 finalistas, desenvolvidos por 716 estudantes de 295 escolas do ensino fundamental, médio e técnico de todo o País, com a participação de 482 professores, que atuaram como orientadores dos projetos. Os projetos finalistas serão julgados e premiados pela criatividade e rigor científico. A cerimônia de premiação será no dia 27/3 com transmissão pelo Youtube.

Divulgação



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES