Estudantes da UFPI reclamam de superlotação de ônibus

Eles alegam que a frota não é suficiente para atender a demanda

Estudantes pegam ônibus superlotados | José Alves Filho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os ônibus da linha 401 (Universidade) que ligam a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Hospital Universitário (HU), na zona Leste da capital, estão entre os mais cheios de Teresina. Diariamente, os veículos das linhas transportam milhares de passageiros, a maioria de estudantes da Universidade. Tanto aperto provoca reações insatisfatórias dos usuários. Além da lotação, a demora entre um carro e outro está entre as principais queixas. 

 “Acabo perdendo mais de 40 minutos e isso é terrível. Parece que as linhas do Universidade Circular reduziram, porque antes tinha uma demora, mas agora está significativamente maior”, afirmou a estudante Roberta Lira, 29 anos, que utiliza a linha 401, que faz o trajeto na Avenida Nossa Senhora de Fátima para se deslocar até a biblioteca da Ufpi, para estudar.

José Alves Filho

A redução das linhas, segundo os usuários, intensificou as reclamações. É o que reafirmou estudante de licenciatura em Música da Ufpi, Jarbas Junior, 30 anos. Apesar da longa espera, ele também tem problemas com o horário. “Na segunda-feira (11), cheguei à parada às 7h45min e só consegui pegar o 365 (Universidade Circular II), que vai para zona Norte, às 10h40min; ele é muito demorado”. “O 401 é lotado direto. Já conversamos com os motoristas e eles falam que teve redução por causa da falta de aulas, mas mesmo quando começa o período letivo, você vê que os ônibus permanecem lotados. Para a gente, que é estudante, não tem conforto e nos meses mais quentes é horrível”, reclamou o acadêmico.

A explicação para a superlotação da linha 401 — a mais importante para os estudantes —, está na grande procura de alunos de outras zonas da capital e de Timon, no Maranhão, que utilizam a mesma empresa para se deslocar até a Universidade pagando uma passagem através da integração. “Essa linha é a principal para nós estudantes que residimos em outras zonas,  porque precisamos ir até o centro para pegar outro coletivo”, explica o graduando. A percepção é que, mesmo com as aulas, os ônibus permanecem saturados de passageiros que estudam ou trabalham na zona Leste. Em horário de pico, a linha 401, entre 7h às 8h; 13h às 14h e 17h às  18h30, com destino à Ufpi, não chega a parar para quem aguarda nos pontos de ônibus.

Strans diz que frota foi reduzida no período de férias

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsitos (Strans) argumenta, em nota, que a frota foi reduzida devido ao período de férias, mas deve ser normalizada a partir de agora, com o início do período letivo.

“Quanto à frota, estava reduzida devido ao período escolar, vindo a normalizar nesta quarta-feira (13). Quanto a outras reclamações, vamos repassar ao setor de fiscalização de transporte urbano para que possamos saber junto ao consórcio o que está acontecendo. Ao confirmarmos as irregularidades, as medidas serão tomadas”.

A empresa São Cristóvão, responsável pela linha de ônibus 401, informou à reportagem que a demanda cresceu entre 20% e 25% no começo deste ano. A superlotação seria explicada pelo aumento sazonal do número de estudantes. A linha 401 (Sentido: Universidade) tem 67 paradas partindo e terminando do terminal Ufpi e opera regularmente das 05h30 às 22h05 em dias úteis.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES