Estudantes desocupam reitoria da UnB

Há 15 dias, os estudantes ocupavam o prédio da reitoria em protesto contra a direção da UNB

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os estudantes da Universidade de Bras?lia (UnB) desocuparam a reitoria no in?cio da tarde de hoje. Os universit?rios desenrolaram colchonetes e desmontaram barracas. A sala do reitor e o sal?o de atos foram liberados. "Para mim j? est? desocupado. Vou para minha sala agora, trabalhar. Os meninos s? v?o brincar mais um pouco e v?o embora", afirmou o reitor tempor?rio, Roberto Aguiar, no in?cio da desocupa??o.

H? 15 dias, os estudantes da UnB ocupavam o pr?dio da reitoria em protesto contra a dire??o da universidade. Inicialmente, a manifesta??o pedia a sa?da do ex-reitor da UnB Timothy Mulholland.

Ele formalizou na segunda-feira sua ren?ncia. Afastado desde 10 de abril, quando pediu licen?a por 60 dias, o agora ex-reitor ? acusado de ter usado indevidamente recursos da Funda??o de Empreendimentos Cient?ficos e Tecnol?gicos (Finatec).

Ap?s a ren?ncia, os universit?rios continuaram a ocupa??o pois desejavam discutir o estatuto da institui??o e elei?es parit?rias. Atualmente, nas elei?es para escolha do reitor, os professores t?m peso de 70% dos votos e os funcion?rios e estudantes t?m 15% cada.

Na quinta-feira, os universit?rios decidiram pela desocupa??o. Os estudantes acreditam que as principais reivindica?es do movimento de ocupa??o j? foram atendidas.

O reitor vistoriou, junto com os estudantes, as instala?es da reitoria que foram ocupadas e disse que poucas coisas foram danificadas. "Coisas pequenas n?o vamos ficar fazendo quest?o. Se quebrou uma porta ou uma janela, essas coisas acontecem", disse Aguiar.

"O s?mbolo da nossa dire??o ? estarmos em parceria, sentados juntos. Ser? uma gest?o compartilhada", ressaltou. O reitor tempor?rio deixou claro que ? a favor as elei?es parit?rias. Mas, segundo ele, o assunto tem que ser profundamente debatido entre professores, funcion?rios e estudantes da UnB: "h? v?rias formas para interpretar a paridade, ningu?m ? dono da verdade".

A coordenadora-geral do DCE, Luiza Oliveira, comemora a desocupa??o. "O movimento sai muito vitorioso, porque conseguiu derrubar toda a diretoria. Vamos ficar atentos a tudo o que o novo reitor fizer. J? derrubamos um reitor e n?o ter?amos dificuldade em derrubar outro", afirmou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES