Estudantes do Piauí podem se inscrever no programa Jovem Senador

O resultado disso é que alguns jovens senadores já se tornaram políticos ou usam a profissão deles para poder fazer diferença na sociedade.

Estudantes do Piauí podem se inscrever no programa Jovem Senador | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Estão abertas as inscrições para a edição 2023 do Programa Jovem Senador. Destinado a estudantes de escolas públicas estaduais de ensino médio de todo o país, o programa seleciona 27 alunos, um de cada unidade da Federação, para passarem uma semana em Brasília, conhecendo e vivenciando no Senado o trabalho dos parlamentares.

De acordo com a coordenadora estadual do programa na Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Márcia Reijane Ramos, o Jovem Senador se estrutura em três etapas. 

“A etapa local acontece nas escolas, onde será escolhida uma redação que será encaminhada para a Seduc. Na segunda fase, uma Comissão Avaliadora formada na Secretaria seleciona três redações, que são enviadas para o Senado Federal. No Senado Federal acontece a terceira e última etapa, onde somente uma redação de cada estado é selecionada”, explica.

Estudantes do Piauí podem se inscrever no programa Jovem Senador | Foto: Waldemir Barreto / Agencia SenadoEste ano, as etapas de seleção estadual e do Senado acontecem nos dias 31 de maio e 12 de junho, respectivamente. “O Programa Jovem Senador representa uma troca intensa entre a política feita no Senado Federal e a juventude brasileira, porque os jovens chegam aqui no Senado cheios de curiosidade, de expectativas, de perguntas. Trazem a visão de mundo que eles têm lá das cidades deles. Então, a gente entende a realidade da ponta, que é para quem a política trabalha”, afirma a diretora da Secretaria de Comunicação (Secom) do Senado, Érica Ceolin.

SELEÇÃO

A seleção dos estudantes é feita por meio de um concurso de redação. O tema de 2023 é “Saúde mental nas escolas públicas”. 

Para participar, o candidato deve estar matriculado e frequentar escolas públicas da rede estadual de ensino; ter, no máximo, 19 anos completados até 31 de dezembro de 2023; e ter disponibilidade para participar da Semana de Vivência Legislativa, no período de 21 a 25 de agosto, em Brasília.

A prova de redação é aplicada em sala de aula. O material para a participação no concurso é composto de ficha de Inscrição e folha de redação disponíveis no site senado.leg.br/jovemsenador.

ATIVIDADES

Na visita ao Senado, os estudantes podem simular o processo legislativo e até apresentar sugestões de projetos. “O programa transforma. Quando escutamos os depoimentos ao final da semana legislativa, todos eles falam da transformação da realidade, da transformação da autoestima, da transformação da consciência política que eles adquirem, da capacidade do exercício de cidadania. Eles voltam sabendo que podem interferir e podem ajudar outras pessoas a interferir na realidade do país, começando pela comunidade local, pela escola, e ousando mais”, avalia Érica.

O resultado disso é que alguns jovens senadores já se tornaram políticos ou usam a profissão deles para poder fazer diferença na sociedade, segundo a diretora. E não só como um instrumento próprio. Muitos entraram na carreira do direito e estão indo para as áreas de direitos humanos, defesa do consumidor, porque se sentem motivados a essa participação social. É um impacto transformador e multiplicador. 

Quando o Senado atua na educação política desses jovens, ele proporciona uma sociedade mais consciente, que participa melhor, que sabe reivindicar os seus direitos e exercer também os seus deveres.

JOVEM SENADOR 2022

No ano passado, o Piauí foi representado no programa Jovem Senador pela estudante Ana Letícia Eustórgio, da U. E Alberto Leal Nunes, localizada em Regeneração. Ela viajou para Brasília acompanhada da professora Leila Pereira de Araújo.

Questionada sobre a participação juvenil em atividades políticas, Ana Letícia disse que acha essencial. “Acho essencial a participação no Jovem Senador, pois motiva outros estudantes a interagir e se interessar pela política, seja participando de grêmios, ou atuando em sua cidade nos diálogos que buscam melhorar a vida dos seus moradores se interessando de fato pelas questões que decidem os fins dos recursos públicos”, explicou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES