Estudantes ganham cadeiras adaptadas

As cadeiras irão auxiliar no processo ensino-aprendizado

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Promover a educação de forma inclusiva é um dos objetivos da Prefeitura de Teresina, e para proporcionar a inclusão dos alunos com deficiência, matriculados na Rede Municipal de Ensino a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), vem realizando diversas ações.

Dentre suas ações, está a entrega de carteiras e mesas adaptadas para alunos com deficiência física ou com mobilidade reduzida, realizada a partir de uma avaliação postural por um profissional de fisioterapia especializado. As cadeiras irão auxiliar no processo ensino-aprendizado, promovendo uma acessibilidade aos alunos.

Essa ação vem acontecendo desde 2011 e para garantir a melhor inclusão dos alunos com deficiência física/neuro/motora já foram entregues até agora 165 carteiras e mesas adaptadas, e no inicio de 2019, serão entregue mais 16. “Uma das áreas que estamos tendo uma maior atenção é a educação. O nosso compromisso é de ter uma escola que acolha bem as crianças, formando cidadãos. Trabalhamos a inclusão e estamos avançando. Estamos também com mais de 180 profissionais trabalhando mais de perto com essas crianças que precisam de uma atenção especial”, lembrou o secretário municipal de Educação Kléber Montezuma.

A Coordenadora de Educação Inclusão da Semec, Maria Teresa Fortes, destacou que as cadeiras são importantes para garantir a adaptação postural das crianças. Segundo ela, a escola deve encaminhar um laudo solicitando a cadeira adaptada. “A fisioterapeuta faz a visita para proceder à avaliação da necessidade de adequação postural, que fará indicações para confecção da carteira adaptada, recurso que melhora a postura e, consequentemente, a condição funcional das pessoas com deficiência”, destaca.

Teresa explica ainda, que as cadeiras acompanharão os alunos quando houver necessidade de mudança de escola e que conforme a criança cresce é realizada uma nova avaliação e feito a troca da cadeira quando necessário. “Salientamos o quanto esta ação promove conforto e bem estar para os alunos, garantindo a segurança necessária, favorecendo assim a sua aprendizagem”, conclui.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES