Estudantes já podem entrar na lista de espera do Enem

Lista vai usar mesmos critérios

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os estudantes interessados em ainda tentar uma vaga na Universidade Federal do Piauí (UFPI) ou no Instituto Federal do Piauí (IFPI) já podem inscrever-se no site do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O processo é chamado de declaração de interesse e vai utilizar os mesmos critérios que foram utilizados nas 3 etapas do Sisu para o preenchimento das vagas.

Segundo a pró-reitora de graduação da UFPI, Guiomar Passos, a lista de espera vai levar em conta somente a classificação do candidato a partir do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). ?O critério é a lista de classificação. Os alunos conforme o seu desempenho vão ter uma ordem de classificação e aí começam a ser chamados, algo semelhante ao realizado nas etapas do Sisu?, destacou Guiomar Passos. Para buscar as vagas que sobrarem, os candidatos devem manifestar interesse através do site do Sisu até a próxima sexta-feira.

Entretanto, não há ainda como saber quantas vagas estarão disponíveis para a lista de espera. ?Ainda não temos este dado porque todas as vagas hoje estariam ocupadas. As as pessoas tem até sexta-feira para fazer matrícula. Se as pessoas não comparecerem aí que as vagas serão preenchidas pela lista de espera?, explica Guiomar Passos. Somente no domingo será possível saber quantas vagas sobraram, já que os candidatos poderão verificar se estão classificados por meio do boletim individual.

A matrícula deverá ser feita nas instituições de ensino, entre os dias 15 e 16 de março e a recomendação é que o candidato acompanhe pelo site do Sisu se está ou não com uma das vagas disponíveis. Sobre a possibilidade de a UFPI participar de um novo processo seletivo no primeiro semestre, Guiomar Passos destaca que a universidade não está inserida. ?Não temos processo seletivo para o meio de ano e na verdade pode ter um novo Sisu em maio com entrada em segundo período,o que não é o nosso caso já que disponibilizamos todas as vagas no final do ano?, relata.

Guiomar Passos também refuta a possibilidade de as vagas serem preenchidas com alunos vindos do Programa Seriado de Ingresso na Universidade (PSIU). ?Para o PSIU só na hipótese de nem na lista de espera do SISU preenchida. Eu acho pouco provável?, enfatiza. Segundo a pró-reitora o PSIU está em sua quarta chamada e ainda há nomes na lista de classificados para preencher todas as vagas.(C.R.)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES