Estudantes municipais participam de curso de Artes Plásticas

Estudantes municipais participam de curso de Artes Plásticas

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Iniciou na manh? de hoje (13), o Curso de Artes Pl?sticas ministrado pela artista pl?stica Dora Parentes para um grupo formado por 20 alunos da rede municipal de ensino. As aulas acontecem no s?tio Kom Arte, resid?ncia da artista, na estrada de Altos.

O curso ter? dura??o de seis meses e acontecer? duas vezes por semana, por tr?s horas di?rias. Participam da atividade os estudantes das escolas municipais Joca Vieira, Santa Teresa e do Col?gio Santo Afonso, escola que mant?m conv?nio com a Prefeitura de Teresina.

Durante as aulas, a artista repassar? aos estudantes t?cnicas como mistura de cores, pintura com tinta ?leo, no??o de perspectiva, anatomia e desenho. O material utilizado no curso, como tintas, pinc?is e cavaletes ser?o doados por Dora Parentes.

?Pintura ? emo??o e arte, ? uma forma de transcend?ncia, capaz de alimentar o ser humano e realiz?-lo de forma plena. Na profiss?o das artes ? muito dif?cil ensinar a pintar. O equil?brio ? muito subjetivo; neste curso, darei as orienta?es necess?rias, mas deixarei os jovens livres para que cada um siga seu caminho e dom?, observou Dora.

Para Edna Oliveira, professora da Escola Municipal Joca Vieira, este curso de artes ? culturalmente muito importante para os alunos. ?Espero que nossos alunos aproveitem ao m?ximo esta oportunidade de aprender com Dora Parentes, uma artista de renome. Com a pintura, estes jovens poder?o expor seus sentimentos por meio de um mundo de liberdade e cores?, explicou.

A aluna Daniela Sousa, da Escola Municipal Joca Vieira, estava ansiosa para aprender a pintar. ?J? tenho certa habilidade para desenhar; pretendo adquirir t?cnicas de pintura e conhecimento do mundo das artes e, quem sabe, at? tornar-me uma grande pintora como Dora Parentes?, afirmou.

Dora Parentes nasceu no Piau? e foi morar no Rio de Janeiro. Iniciou a carreira na d?cada de 70 no Sal?o Nacional de Bellas Artes. Ela foi premiada v?rias vezes no exterior e no seu pa?s. De 1970 at? 2006, a artista realizou 65 exposi?es individuais e 55 exposi?es coletivas. Em 2006, tomou posse na Academia Brasileira de Bellas Artes, no Rio de Janeiro. Possui obras na Pinacoteca da FUNARTE, Museu Hist?rico do Piau? e Maranh?o, Petrobr?s ? Rio de Janeiro, Pal?cio de Viscayia em Miami, um grande painel no Tribunal de Contas do Piau? e acervos no exterior e em v?rias partes do Brasil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES