Estudantes piauienses se preparam para a Olimpíada Brasileira de Matemática

O foco se espalha entre os paralelismos, o estudo mostra a supremacia e leva ao auge do que antes era inesperado.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

ACOMPANHE A REPORTAGEM COMPLETA NA EDIÇÃO DE QUINTA-FEIRA (15/05) DO JORNAL MEIO NORTE.

Horas de esforço. A mente que tende a ?querer parar?. O cansaço que domina. Em um pedestal encontra-se o sonho, a perspectiva, a expectativa da vitória. A aposta se faz necessária e ao alcançar o topo vem a sensação de dever cumprido. A comunidade inteira na torcida, o orgulho estampado nos painéis. A máquina imprime a história, o exemplo, a motivação. No espelho da alma está um semelhante, o impossível torna-se mais próximo de ser conquistado. Além da educação, tangencia mudanças; a transformação enquadra-se nas atitudes. O foco se espalha entre os paralelismos, o estudo mostra a supremacia e leva ao auge do que antes era inesperado.

Angariados por essa sinergia, e buscando superar mais uma vez as conquistas passadas, alunos de escolas públicas de todo Estado realizarão a primeira fase da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), marcada para o dia 27 de maio. A preparação, entretanto, já começou há bastante tempo e a ansiedade com a chegada da data aumenta.

Na Eurípedes de Aguiar, a vontade dos gestores em promover a vontade pelo aprimoramento da aprendizagem da matemática norteou para um projeto especial; durante duas vezes por semana durante a noite, os melhores alunos da disciplina participam de um reforço, com orientações voltadas especificamente a disputa. ?A OBMEP exige muito o estudo da matemática, e temos descoberto boas revelações aqui na escola?, diz a professora Ana Célia. Coordenadora do projeto de apoio aos participantes, ela aponta o estopim para o surgimento da ação extra. ?Tivemos um aluno no ano passado que foi medalha de ouro, isso estimulou os outros estudantes e aumentou a autoestima deles?, afirma.

A seleção para o reforço ocorreu de forma sistemática e extremamente democrática, a unidade de ensino que destaca-se no município, ofertou um plano equilibrado e condizente com todas as diretrizes do Ministério da Educação (MEC). ?Foi feito um diagnóstico em toda a escola, foi montada uma turma de reforço por nível?, revela Célia. Segundo a professora, a aceitação tem sido grande e a procura só aumenta. ?O diferencial é acreditar, apostar nos alunos; quem planta bons frutos, colhe bons frutos?, vislumbra.

Artur Fagundes, de 15 anos, estuda na escola municipal há apenas 1 ano e esbanja animação com a fase inicial da olimpíada. ?Estou confiante, os professores estão ajudando muito; eles respondem as dúvidas, passam as provas anteriores, o que facilita a compreensão?, pontua. O jovem estudava anteriormente em uma instituição privada e não sente prejuízos. ?Particularmente está até melhor?, destaca. Fagundes mora perto da Eurípedes de Aguiar e converge para a relação de cumplicidade com os docentes. ?Eles passam segurança?, completa. É a primeira vez que ele realizará a prova da OBMEP.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES