Estudantes realizam mobilização contra preço das carteiras estudantis

“A carteira já é válida para a meia passagem e vale cultural, porém existe um receito dos estudantes em retirar a carteira por não haver a posição oficial da prefeitura”, diz.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

CONFIRA A REPORTAGEM COMPLETA NA EDIÇÃO DESTA QUINTA-FEIRA (30) DO JORNAL MEIO NORTE

Por: Daniely Viana

Com gritos de protesto e indignação, os estudantes de escolas públicas de Teresina e representantes da Associação Municipal dos Estudantes Secundaristas (Ames) em conjunto com a Federação Nacional de Estudantes do Ensino Técnico (Fenet) realizaram mobilização na Praça da Liberdade, centro de Teresina. A ação teve como objetivo questionar o atual valor da carteira estudantil, confeccionada por R$ 22,00 pela Comissão Expedidora de Identidade estudantil (Cmeie), como também lembrar a validade da carteira da Ames.

O ato seguiu em passeata pela Avenida Frei Serafim, tendo como destino a entrada do Palácio da Cidade. Dessa forma, Eduardo Felipe Sousa, secretário da Ames, afirma que a Prefeitura de Teresina deva tomar um posicionamento em relação as carteiras da Associação. “A carteira já é válida para a meia passagem e vale cultural, porém existe um receito dos estudantes em retirar a carteira por não haver a posição oficial da prefeitura”, diz.

O representante da Ames, confirma que além dos benefícios de meia passagem e vale cultural, a carteira da associação está no seu valor R$ 10 e podem ser submetidas dentro das escolas não sendo necessário o deslocamento do estudante aos postos de pagamento, dentre outras. “Dessa forma, ele não precisa pegar uma fila nos postos. Além disso, a carteira chega no prazo máximo de 10 dias, ao contrário da Cmeie que leva mais de um mês, tendo os mesmo direitos a meia passagem e vale cultural”, diz.

Procurado pela reportagem do Jornal Meio Norte, o presidente da Cmeie, Danílio Cesar, esclarece que a carteira da Ames não oferece o direito a meia passagem para transportes coletivos e lembra que a entidade se baseia na Lei municipal de 2008, onde confirma que a Cmeie é a responsável pela confecção de carteiras de estudante para 599 de escolas da capital e interior.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES