Estudiosos defendem o “Dia do Saci” como contraponto ao Halloween no Brasil

Pesquisadores de lendas, e tradições orais do país defendem que a “invasão cultural do Halloween no Brasil” deve ser combatida com uma exaltação a essa figura genuinamente brasileira.

erty | ry
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Saci Pererê, um dos personagens mais icônicos do folclore brasileiro, é celebrado oficialmente por um número crescente de municípios brasileiros no dia 31 de outubro, mesma data em que acontece o Halloween. E isso não é coincidência. Pesquisadores de lendas, e tradições orais do país defendem que a "invasão cultural do dia das bruxas no Brasil" deve ser combatida com uma exaltação a essa figura genuinamente brasileira.

A ação, criada pela Sociedade de Observadores de Saci (Sosaci), organização fundada em 2003, no município de São Luiz do Paraitinga, em São Paulo, visa valorizar esse personagem da cultura nacional. A instituição se mobilizou em prol de uma lei municipal que determinasse o dia 31 de outubro como o Dia do Saci.

Ator Ornelas  Filho, que interpretou o personagem em 'Sítio do pica-pau amarelo' (Foto: Agência O Globo)

A iniciativa não só vingou, mas foi replicada por outras cidades. Em 2004, uma lei parecida também foi aprovada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Hoje, cidades como Vitória (ES), Fortaleza (CE), Ribeirão Preto (SP) e Uberaba (MG) festejam oficialmente a data. A determinação da comemoração em âmbito nacional está arquivada e ainda aguarda aprovação no Congresso.

"O mais importante é legitimarmos a discussão da mitologia brasileira como resistência à invasão cultural", justificou Mouzar Benedito, um dos membros da Sosaci, numa entrevista recente. "Halloween só se for com carne seca. O Dia das Bruxas é uma tradição importada e baseada em aspectos comerciais. Nossas crianças e nós, adultos, estamos esquecendo nosso folclore", reforçou.

O vereador e ex-deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ) é o responsável pela proposta de tornar a data uma comemoração nacional. O projeto, no entanto, segue arquivado.

Fonte: O Globo



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES