Estudo fará avaliação da navegabilidade por trecho do rio Parnaíba

PAC quer implantar hidrovia no rio Parnaíba

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A plena navegabilidade do rio Parnaíba sempre foi um desejo dos Estados do Piauí e Maranhão. Acreditando na potencialidade do Velho Monge, o Governo Estadual, através da Secretária dos Transportes do Estado do Piauí, participa de uma vistoria técnica para inspeção na hidrovia do Parnaíba organizada pelo consórcio empresarial Hidrotopo-Dzeta.

Ao todo, serão quatro dias de viagem, entre os dias 10 e 14 de setembro, por toda a extensão do rio e reuniões nas cidades de Paranaíba, Luís Correi, Teresina, Guadalupe, Floriano, Alto Alegre, Uruçuí e a cidade maranhense de Balsas.

De acordo com o projeto desenvolvido pelo consórcio serão elaborados estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental além da elaboração de projetos de dragagem, derrocamento, sinalização de margem em balizamento de 1.400 quilômetros da hidrovia.

A inspeção tem como objetivo esclarecer as premissas do projeto, definir os demais eventos de acompanhamento e fiscalização e a visitar preliminarmente as prefeituras e empresários locais, visando o engajamento dos mesmos ao projeto da hidrovia.

As iniciativas privadas e pública vêem com bons olhos que uma hidrovia com estrutura e condições de percorrer todo o rio representaria desenvolvimento e economia para toda a região. O escoamento da produção industrial e agrícola ganharia dinamismo além de baratear toda a operação que compromete grande parte dos orçamentos de proprietários rurais e industriais.

Avanços ? Um contrato assinado pela Administração das Hidrovias do Nordeste (AHINOR), subordinada ao DNIT, e o consórcio Hidrotopo-Dzeta, deve trazer melhorias para a hidrovia do Rio Parnaíba. A ação, incluída no PAC, tem como objetivo consolidar a navegação na hidrovia pela qual poderá se escoar, por exemplo, a produção de grãos da região dos cerrados, barateando o frete.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES