Estudo mostra aumento no número de mulheres que fizeram mamografia no país

O resultado da pesquisa foi divulgado hoje pelo Ministério da Saúde

Avalie a matéria:
Médico radiologista Gérson Prado diz que mamografia de rotina é essencial | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Estudo divulgado hoje (10) pelo Ministério da Saúde indica que a proporção de mulheres que fizeram mamografia nos últimos dois anos subiu para 73,3%. Em 2006, o índice era 71,2%.

A pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) mostra ainda que, nos últimos três anos, cerca de 80% das brasileiras fizeram o exame de citologia oncótica, mais conhecido como papanicolau, que previne do câncer de colo de útero.

De acordo com a pasta, quanto mais baixa a escolaridade da mulher, menor a frequência de realização dos exames. O percentual de mulheres com mais de 12 anos de estudo que fizeram a mamografia foi 87,9% - contra 68,5% entre as que têm até oito anos de estudo. Em relação ao papanicolau, as porcentagens são 89,6% e 76,9%, respectivamente.

De acordo com o Doutor em Radiologia e professor adjunto da Universidade Federal do Piauí (Ufpi), médico Gérson Prado, no Piauí também vem aumentando, ao longo dos últimos anos, a conscientização da mulher para a importância da mamografia.

Ele explica que o exame é essencial para o diagnóstico precoce do câncer de mama e, quando bem indicado, pode ajudar a salvar muitas vidas. "As mulheres têm que estar atentas aos seus exames de rotina, como com a mamografia. Outros exames de imagem também podem ajudar no diagnóstico precoce desse tipo de câncer. O médico deve indicar a melhor alternativa. Mas o fato é que esse aumento na procura pelos exames é essencial para o reforço da Saúde da Mulher", diz o doutor Gérson Prado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES