EUA cogitam campanha de vacinação em massa contra gripe suína

O presidente disse que seu Governo realiza um planejamento “rigoroso” por conta dessas previsões

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu às autoridades estaduais emunicipais do país que se preparem para um possível aumento de casos de gripe suína no final do ano e para uma futura campanha de vacinação em massa em milhões de pessoas. O pedido foi feito nesta quinta-feira (9).

 "O potencial de um surto significativo se aproxima com o outono [no Hemisfério Norte]", alertou Obama, que falou por telefone da Itália, onde participa da cúpula do G8, em uma conferência sobre a doença, convocada nas imediações de Washington. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama; EUA estudam possibilidade de vacinação em massa para gripe suína no país O presidente disse que seu Governo realiza um planejamento "rigoroso" por conta dessas previsões e solicitou aos responsáveis de saúde de todo o país que "se preparem agora para iniciar um programa de vacinação no outono".

As principais empresas farmacêuticas do mundo trabalham na elaboração de uma vacina contra o vírus da gripe, que se espera que esteja pronta em outubro ou novembro. "Os cientistas e os analistas de saúde pública preveem que o impacto do vírus provavelmente piorará no outono, quando começa a temporada de gripe comum, ou inclusive antes, quando as escolas começarem a abrir, o que em alguns casos ocorrerá em cinco ou seis semanas", disse a secretária de Saúde, Kathleen Sibelius, em comunicado. Fragilidade Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) pessoas com doenças relacionadas à imunodeficiência, como portadores de HIV, correm maior risco diante da epidemia de gripe suína. Por isso, países com altos índices de portadores de HIV --a maior parte na África-- causam profundas preocupações a OMS.

O HIV e a nova forma da gripe também podem se mesclar de uma forma perigosa, como ocorreu com o HIV e a tuberculose. Segundo estimativas da OMS, existem 33 milhões de pessoas infectadas com o vírus HIV pelo mundo. Sintomas A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório. Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES