Europeus querem comprar mel de pequenos produtores

Europeus querem comprar mel de pequenos produtores

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Europa ? potencial compradora do mel produzido por pequenos produtores piauienses assistidos pelo Programa de Combate ? Pobreza Rural (PCPR). Correspond?ncia assinada pelo importador holand?s Istrong, uma organiza??o n?o-governamental, e pelo Banco Mundial, enviada na segunda-feira (17), ao diretor-presidente do PCPR, Fernando Danda, busca informa?es sobre a oferta de mel. "Temos a possibilidade concreta de inserir esses produtores no mercado europeu. Isso representa uma mudan?a importante, porque at? agora, o PCPR trabalhava para levar infra-estrutura a essas comunidades. Agora, vamos tratar da comercializa??o do que produzem", comemorou Danda.

Ele disse que uma miss?o do Banco Mundial manifestou interesse em vir ao Piau? em janeiro de 2008, trazendo os potenciais compradores europeus. O contato foi feito pelo consultor Internacional da institui??o, Luiz Coirolo. Eles visitar?o a Via Apis, ind?stria de processamento de mel instalada pelo Governo em Picos. A Casa Apis agrega valor na produ??o, no beneficiamento e na comercializa??o do mel, com vantagens para os pequenos produtores.

Fernando Danda disse que a Casa Apis ? hoje uma refer?ncia e atrai fornecedores de estados vizinhos. A proposta recebida do Banco Mundial significa um marco para o PCPR, que vem trabalhando h? v?rios anos para estruturar as comunidades rurais no Piau?. "Passamos anos investindo em moradia, saneamento b?sico, em sistemas de abastecimento de ?gua e projetos produtivos. Agora, chegou o momento dessas comunidades que estavam inseridas na produ??o iniciarem a comercializa??o", disse. ? o momento da colheita.

Ele disse que a vantagem da Casa Apis nesse processo foi eliminar a figura do intermedi?rio, que procurava tirar vantagens na comercializa??o. "N?s conseguimos ligar o pequeno produtor diretamente aos compradores, tanto nacionais como internacionais", lembra.

O diretor-presidente do PCPR acrescentou que, a partir de agora, o mel produzido pelos pequenos produtores chegar? tamb?m aos supermercados piauienses e de outros estados. N?o s? o mel. O mercado se abre tamb?m para os agricultores familiares. "N?s extrapolamos a fase em que apenas atend?amos essas comunidades, para tamb?m ajudar na comercializa??o. Isso nos deixa felizes. A partir de agora, estaremos erradicando a pobreza. A preocupa??o agora ? dar condi?es de comercializa??o. Essa ? a nova etapa do PCPR para com essas comunidades que est?o se emancipando", afirmou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES