Evangelina Rosa: Servidores são capacitados em Análises Clínicas

Os servidores foram atualizados e capacitados

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Assim como a Maternidade Dona Evangelina Rosa passa por um processo continuado de reestruturação, o laboratório da instituição também integra esse processo. Uma das ações é a capacitação da equipe que compõe o quadro de servidores do laboratório do Instituto de Perinatologia do Piauí (IPS), com a participação no I Curso de Atualização em Análises Clínicas.

Segundo a diretora do IPS, Francisca Lopes, os exames laboratoriais são de extrema importância na atividade clínica. A correta avaliação auxilia no reconhecimento das disfunções e o diagnóstico preciso das doenças ou o seu adequado controle.

“Os exames, além de colaborar com o diagnóstico, também apresentam um papel importante na medicina preventiva. Diversas patologias podem ser prevenidas com a realização desses exames. No laboratório do IPS, os exames de análises clínicas são executados por farmacêuticos e biomédicos. Esses profissionais são supervisionados e têm seu trabalho validado pelo responsável técnico legal pelo laboratório clínico. A qualidade do serviço laboratorial garante a eficiência do exame e facilita o diagnóstico da doença”, conta a diretora.

O curso de Atualização em Análises Clínicas teve sete dias de aulas teóricas e práticas, no laboratório do Instituto de Perinatologia Social (IPS) da Evangelina Rosa, como cumprimento de parte do programa de educação continuada, implantado no processo de reestruturação do setor.

O curso teve como objetivo principal atualizar os profissionais do laboratório para atuarem no setor de Hematologia, com conhecimento aprofundado nas patologias do sangue, seu diagnóstico laboratorial e correlação clínica, bem como atualizar sobre os novos métodos de diagnóstico e utilização de novos equipamentos, com moderna automação, que em janeiro de 2017 estarão disponíveis.

Ainda segundo Francisca Lopes, os técnicos em análises clinicas têm grande contato com o paciente, por ser o profissional que realiza as coletas. “Este profissional atua diretamente com o paciente, então eles desempenham um papel de humanização do atendimento muito forte para que os percalços das coletas sejam os menores possíveis para o paciente”, explica.

Os servidores foram atualizados e capacitados nos temas: Imuno-hematologia eritrocitária, técnicas de coleta e processamento de amostras biológicas, segurança do paciente, biossegurança aplicada ao laboratório e abordagem psicológica da procrastinação e autosabotagem.

Além das técnicas apresentadas, os servidores participaram de palestra ministrada pela psicóloga-ouvidora Maria dos Remédios Moura Castro Lopes, que explicou sobre procrastinação e auto sabotagem.

"É de extrema importância os profissionais passarem por curso de capacitação e atualização”, pontua Evaldo Hipólito.

Vários profissionais participaram como palestrantes, como as enfermeiras Virgínia Nogueira e Nayanna Melo, o biomédico Francisco Pires e o Farmacêutico Evaldo Hipólito que juntamente com a medica Francisca Lopes, coordenaram o curso.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES