Evento no Rio mostra soluções de problemas por vias extrajudiciais

Conciliação e mediação são focos no evento que acontece no TJ-RJ

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal de Justiça do Rio (TJ/RJ) sedia nesta quarta e quinta-feira o primeiro Congresso Internacional sobre Inovação e Mediação, durante a realização do VI Fórum Nacional de Mediação e Conciliação (Fonamec). Conciliação e mediação são as grandes apostas para desafogar o judiciário brasileiro.

— Entre as vantagens de se usar a conciliação e a mediação, está o envolvimento das partes. Para que se chegue a uma conclusão, ambos os envolvidos precisam entrar em um acordo. Isso significa um salto civilizatório muito grande. Outro ponto positivo é que um acordo pode dispensar um processo judicial. Assim, existe a vantagem do tempo e dos custos, já que um processo é caro, e, em média, leva três anos para ser finalizado — ressalta o desembargador Cesar Cury,presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec).

Estiveram presentes no VI Fonamec: Dra. Lucicleide Pereira Belo, que é juíza coordenadora do Cejusc (TJ-PI), a assessoria jurídica e mediadora judicial Olívia da Costa Teixeira, e Dr. Manoel de Sousa Dourado, que é coodenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de conflitos- Nupemec TJ-PI. Essa equipe de profissionais está desenvolvendo um grande trabalho de implantação de conciliação judicial no Piauí.

A iniciativa inédita é fruto da parceria entre o Nupemec, a Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj) e o Instituto Justiça e Cidadania. A proposta é promover o debate entre membros do Poder Judiciário brasileiro e autoridades acadêmicas nacionais e internacionais, com o objetivo de fortalecer a legislação e as práticas de resolução alternativas de conflitos.

O americano Colin Rule apresenta no congresso soluções de conflitos on-line, entre elas plataformas digitais usadas com ótimos resultados nos EUA. O inglês Murray Armes, árbitro e mediador, traz sua experiência sobre essa questão de resolução de conflitos. Além deles, outros nomes brasileiros também  no evento, como o professor Clóvis de Barros Filho e o ministro do Superior Tribunal de Justiça Ricardo Villas Bôas Cueva.

O evento é gratuito, aberto ao público e realizado no auditório Antonio Carlos Amorim, no TJ/RJ.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES