Everglades e Floresta de Madagascar são Patrimônios em Perigo

Parque norte-americano foi incluído a pedido do governo dos EUA

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) decidiu nesta sexta-feira (30), durante sua 34ª Sessão, inscrever o Parque Nacional de Everglades, nos Estados Unidos, e a Floresta Subtropical de Madagascar na Lista do Patrimônio Mundial em Perigo.

Pela primeira vez, o pedido para entrada de um bem nessa lista foi apresentado pelo próprio Estado Parte. Os Estados Unidos também requisitaram a especialistas do Centro do Patrimônio Mundial da Unesco e da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) que visitem o sítio ainda este ano para avaliar seu estado de conservação e dar assistência os trabalhos visando um estado de conservação ideal da área, de modo a retirá-la da Lista em Perigo o mais rápido possível.

O Comitê elogiou a iniciativa dos Estados Unidos em pedir a inscrição na Lista de sítios em perigo, e encorajou a delegação a continuar tomando medidas corretivas para restaurar e preservar o sítio.

Já em relação a Madagascar, o Comitê notou que, apesar da legislação que proíbe a exploração e exportação de jacarandá e ébano, o governo continua a conceder licenças de exportação para a madeira extraída ilegalmente. A entidade também indicou que países que ratificaram a Convenção do Patrimônio Mundial são sabidamente destinos dessa madeira ilegal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES