Ex-deputado José Reis Pereira morre, aos 79 anos, em Teresina; FMC lamenta

Ele estava internado em um hospital particular de Teresina, em tratamento contra um câncer de pulmão, com o qual já convivia há várias anos

Morre o Prof. José Reis Pereira, ex-presidente da FCMC em Teresina | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Faleceu na manhã desta quarta-feira (25) o professor José Reis Pereira, aos 79 anos, ex-presidente da Fundação Municipal  de Cultura Monsenhor Chaves (FMCMC), ex-deputado estadual constituinte e professor aposentado da Universidade Federal do Piauí (UFPI), lotado no Departamento de Letras. O político e educador era natural de São João do Piauí.

José Reis Pereira estava internado em um hospital particular de Teresina em tratamento contra um câncer de pulmão, com o qual já convivia há várias anos. De acordo com informações, ele não resistiu à doença.

José Reis Pereira foi professor e político. Crédito: Reproduçao/Redes sociais.

Preso político da ditadura

Pedro Laurentino, irmão de José Reis, afirma que o irmão teve participação ímpar na política regional.

"Ele presidiu o diretório acadêmico de filosofia nos anos 60. Em função das atividades e da rebeldia, com compromisso pela luta democrática, ele foi preso e passou uma temporada. Só saiu porque teve tuberculose e foi se tratar em casa. Ele nunca abandou esse lado. Além disso, ele foi fundador da Adufpi. A trajetória política dele começou no MDB até que ele fundou o PSDB no Piauí. Ele saiu da situação para ser oposição. Na minha opinião, o melhor deputado estadual constituínte que o Piauí já teve", conta.

Legado

O atual presidente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, Ênio Portela, lamentou a morte do professor José Reis Pereira. "Ele sempre foi referência na Fundação Monsenhor Chaves, tanto na gestão quanto no trato com o s servidores", disse.

Portela diz ter conhecido o professor José Reis quando começou a trabalhar com Cultura em Teresina. "O professor apoiou muitas das pautas das minhas pautas", disse, enfatizando que tanto a Fundação e a toda a cultura de Teresina estão de luto.

José Reis Pereira era pai do guitarrista André de Sousa, músico reconhecido na capital, e quando foi presidente da Fundação, implantou o Projeto Banda-Escola, que revelou muitos músicos para capital. "Este projeto permanece e hoje temos 10 bandas existentes", acrescenta.

Velório e sepultamento

O velório acontece na Pax União, na Avenida Miguel Rosa, a partir das 19h30. O sepultamento acontece no Cemitério Jardim da Ressurreição nesta quinta-feira (26), às 8h.

Informações sobre velório e sepultamento. Crédito: Reprodução/Redes sociais.

Nota de Pesar

O presidente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, Ênio Portela, vem, por meio desta nota, lamentar o falecimento do ex-presidente da FMC, Professor Zé Reis, na manhã desta quarta-feira (25/01). 

Ênio Portela também lembra da relevância da gestão comandada pelo Professor Zé Reis, “dando firmeza às políticas culturais numa época onde investir em cultura era ser visionário”.

O Professor Zé Reis era um exemplo a ser seguido e até hoje tem o respeito dos funcionários desta casa e daqueles que ajudam a fortalecer a cultura no município de Teresina. Lamentamos a perda e esperamos conseguir prosseguir com sucesso o trabalho iniciado por ele. 

Teresina, 25 de janeiro de 2023



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES