Ex-detento leva juíza que lhe deu liberdade para sua banca de TCC

Na oportunidade, o rapaz passou com a nota máxima.

Avalie a matéria:
|

Um ex-detento da Grande Florianópolis, Lincoln Gonçalves Santos, de 32 anos, defendeu o seu Trabalho de Conclusão de Curso e para surpresa de todos convidou para a sua banca de avaliação a juíza que lhe concedeu a liberdade condicional para que ele pudesse estudar.

O título do trabalho do rapaz defendido na Universidade do Vale do Itajaí foi ‘O sistema prisional brasileiro e a possibilidade de responsabilização internacional do país, por violação de documentos internacionais de proteção dos direitos humanos’.

Na sua explicação, Lincoln afirmou que atualmente o Brasil desrespeita documentos internacionais como a declaração universal dos direitos humanos ao ferir a dignidade da pessoa com a superlotação de celas ou ofensas e torturas, por exemplo.

Lincoln concluiu a pena de sete anos por latrocínio em 2012. No primeiro ano do curso, ainda pegava o ônibus diariamente em frente à Penitenciária Agrícola de Palhoça, na Grande Florianópolis, como interno do regime semiaberto.

De acordo com o professor do curso de Direito da Univali Rodrigo Mioto dos Santos, que orientou o trabalho, a ideia de convidar a juíza Denise Helena Schild de Oliveira surgiu no início da pesquisa e foi aprovada por aluno e professor. "Precisamos acreditar que a educação transforma. Neste caso, a educação mudou uma vida. A universidade e todo e qualquer professor, ao meu ver, tem esta missão. Demos a nossa contribuição, agora o futuro está nas mãos do Lincoln”, disse Mioto dos Santos.

O trabalho recebeu nota 10 na avaliação final e emocionou a juíza titular da Comarca da 3ª Vara Criminal da comarca da Capital convidada para a banca.

“Nem sempre se tem ideia do quanto é gratificante fazer justiça, abrindo caminhos e oportunizando a ressocialização de quem esteve à margem da sociedade”, afimou Denise Helena Schild de Oliveira.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES