Ex-diretor do FBI acusa governo de Trump de difamação e mentiras

Ele disse ao depor, que Trump o pediu para encerrar investigação

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ex-diretor do FBI James Comey disse nesta quinta-feira que ficou perturbado pelas tentativas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para que encerrasse um inquérito sobre um ex-assessor de segurança nacional, mas não afirmou se acha que o presidente tentou obstruir a Justiça.

Comey afirmou a parlamentares, na mais aguardada audiência do Congresso dos Estados Unidos nos últimos anos, que o governo Trump disse mentiras e o difamou depois que o presidente o demitiu da direção da Polícia Federal norte-americana no dia 9 de maio.

Em depoimento escrito divulgado na última quarta-feira, Comey disse que Trump pediu em fevereiro que ele encerrasse uma investigação do FBI sobre o ex-assessor de segurança nacional Michael Flynn como parte do inquérito sobre a alegação de intervenção russa na eleição presidencial norte-americana de 2016.

"Eu não acho que seja para eu dizer se a conversa que tive com o presidente foi um esforço para obstruir. Eu considerei muito perturbadora, muito preocupante", disse Comey aos parlamentares.

A audiência pode ter repercussões significativas para Trump, à medida que vários comitês do Congresso investigam os supostos esforços russos para influenciar as eleições presidenciais de 2016 e se a campanha de Trump estava envolvida.

Trump desencadeou uma tempestade política quando demitiu Comey. O ex-diretor do FBI disse que o governo o difamou em comentários feitos depois de sua demissão.

"Embora a lei não exija nenhum motivo para dispensar o diretor do FBI, o governo então escolheu me difamar e, mais importante, o FBI, dizendo que a organização estava foram de ordem, que a força de trabalho perdeu a confiança em seu líder", disse Comey. "É mentira".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES