Ex-governador Hugo Napoleão é cotado para o Ministério da Educação

O nome de Hugo apareceu em uma matéria veiculada ontem pelo Jornal O Globo.

Ex-governador do Piauí é cotado para o MEC | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

É grande a expectativa para saber quem será o indicado pelo presidente Jair Bolsonaro ao Ministério da Educação. A pasta está sem representante desde o pedido de demissão de Carlos Alberto Decotelli, que nem chegou a ser nomeado. Desmentido por uma série de instituições de ensino internacionais e do Brasil acerca do seu currículo, o economista pediu para ser exonerado do Ministério da Educação (MEC), menos de uma semana depois de ter sido anunciado.

Bolsonaro tem sobre a mesa uma ampla lista de nomes levados por diferentes alas do governo e também do Congresso. E um deles é do ex-governador do Piauí, Hugo Napoleão. O nome de Hugo apareceu em uma matéria veiculada ontem pelo Jornal O Globo.

Hugo Napoleão é cotado para o Ministério da Saúde / Crédito: Divulgação

Hugo Napoleão, que é ex-ministro da educação do governo José Sarney e comandou a pasta de 1987 e 1989, aproximou-se de Bolsonaro quando os dois eram deputados e é considerado por aliados um amigo do presidente.

O nome de Anderson Ribeiro Correia, ex-presidente da Capes e atual reitor do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), começou a sofrer resistência por ser considerado um fortalecimento da ala militar. Além da decisão do presidente, o atual reitor do ITA precisaria de um aval do Ministério da Defesa para ser indicado.

Segundo fontes da educação, o governo trabalha para encontrar um nome que tenha trânsito em mais de uma área, para não ficar refém de um único grupo.

Com a nomeação cancelada antes da posse, Carlos Alberto Decotelli tinha sido indicado pela ala militar, enquanto o polêmico antecessor, Abraham Weintraub, integrava a ala ideológica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES