Ex-presidente da Bolívia é presa sob suspeita de golpe

Ela e cinco ministros estão sendo processados pela corte boliviana

Jeanine | Getty Images
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A ex-presidente da Bolívia, Jeanine Áñez, é presa sob acusação de golpe contra o também ex-presidente Evo Morales em 2019. Ela e mais cinco ministros estão sob investigação.

Ela foi presa na madrugada deste sábado (13), informou o ministro de governo, Carlos Eduardo del Castillo. “Informo ao povo boliviano que a senhora Jeanine Áñez já foi detida e está atualmente nas mãos da polícia”, disse o ministro através de redes sociais.

Jeanine Áñez. Crédito: Getty Images.

Mais ministros e autoridades devem ser presos 

O Ministério Público da Bolívia também mandou prender cinco dos ex-ministros do governo. O ex-ministro da Energia, Rodrigo Guzmán, já foi preso em Trinidad. Os outros ministros procurados são Arturo Murillo, Yerko Núñez, Luis Fernando López e Álvaro Coimbra.

Ex-membros do alto comando militar boliviano também estão com ordem de prisão expedida. Dentre eles está  o almirante Palmiro Jarjuri, ex-comandante da Marinha; Jorge Gonzalo Terceros, ex-comandante da Força Aérea, o general Gonzalo Mendieta, ex-comandante do Exército; além do general Jorge Gonzalo Terceros, da Força Aérea Boliviana.

O ex-presidente Carlos Mesa, opositor do atual governo, criticou o que ele definiu como "perseguição política". "Age-se contra aqueles que defenderam a democracia e a liberdade em 2019. O poder judicial e o Ministério Público 'massistas' [apoiadores do MAS] são o martelo executor. Os autores da fraude se anistiam e fingem ser vítimas", disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES