Exame toxicológico de motoristas tem prazo para ser regulamentado

Os prazos relacionados a essa exigência foram revistos e, devido à pandemia de covid-19, o exame chegou a ser temporariamente suspenso

Exame toxicológico de motoristas tem prazo para ser regulamentado | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério do Trabalho e Emprego tem um prazo de 180 dias para estabelecer as diretrizes da realização dos exames toxicológicos necessários para a obtenção ou renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) dos motoristas das categorias C, D e E. Esta nova determinação foi imposta pela lei 14.599/2003, que teve um de seus artigos anteriormente vetado. Após a derrubada desse veto, a lei foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, dia 16.

Essa sanção implica em uma modificação do artigo 148-A do Código Brasileiro de Trânsito, que já havia passado por alterações em 2017, quando foi inicialmente estabelecida a exigência do exame toxicológico. Os prazos relacionados a essa exigência foram revistos e, devido à pandemia de covid-19, o exame chegou a ser temporariamente suspenso.

Em junho do ano corrente, uma deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu um limite até 28 de dezembro para a retomada dessa medida, visto que o artigo que estabelecia o prazo inicialmente havia sido vetado com base no entendimento jurídico de que o assunto já estava regulamentado por outras leis. Concretamente, a Consolidação das Leis do Trabalho previa que o custo do exame seria responsabilidade do empregador, e a Lei 9.503/1997 estabelecia as regras para a realização desse exame.

Embora as leis anteriores abordassem as obrigações relacionadas ao exame toxicológico, não haviam delineado os procedimentos referentes à aplicação, fiscalização periódica e registro do exame nos processos e sistemas eletrônicos. Com a retomada de parte dos vetos, esses procedimentos deverão ser definidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Penalidade

Outra mudança que foi retomada com a sanção é a aplicação de infração gravíssima, com sete pontos na CNH, e multa de cinco vezes o valor da penalidade, que soma atualmente R$ 1.467,35, para o motorista que não fizer o exame toxicológico a cada dois anos, ou quando realizar a renovação da habilitação. Para esses casos, a tolerância é de 30 dias.

A medida foi vetada pelo entendimento jurídico de que a penalidade foi considerada desproporcional. Os exames toxicológicos para verificação do consumo de substâncias psicoativas são realizados a partir de amostras de cabelo, pelo, ou unha. Os resultados são emitidos em, no máximo, 90 dias. De acordo com o site da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), atualmente, há 17 redes de laboratórios credenciadas a fazer o exame.

(Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES