Exames de rotina são \\\“arma\\\” contra o câncer de mama

No mês em que se comemora O Dia Mundial de Luta contra o Câncer, o alerta vai para um dos que mais matam: o de mama

Doutor Gérson Prado diz que mulheres devem ser examinadas regularmente | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O alerta não é novo, mas é cada vez mais necessário. O diagnóstico precoce é a principal arma contra o câncer de mama, um dos que mais matam mulheres em todo o Brasil. Neste dia 08 de abril, data em que se comemora o Dia Mundial de Combate ao Câncer, o doutor em Radiologia, médico Gérson Prado, reafirma: exames radiológicos de rotina são fundamentais para diagnóstico e tratamento adequados.

No Piauí, as mulheres vêm tomando consciência, ao longo dos anos, da necessidade de acompanhamento. ?Essas observações podem e devem começar em casa, com auto-exames nas mamas, mas certamente a consulta médica e confirmação através de exames radiológicos são essenciais para que a detecção seja o mais rápida possível e a cura também possa ser uma possibilidade?, diz o Radiologista, que também é professor adjunto da Universidade Federal do Piauí (Ufpi).

O médico mostra em números a realidade ainda bastante lamentável do país. No final de 2010, o Inca informou que 11 mil mulheres morrem de câncer de mama por ano no Brasil, o que representa 2,5% das mortes femininas no país. Estima-se para o biênio 2010-2011 um total de 500 mil novos casos de câncer, e destes, 49 mil casos relacionados à mama. ?O importante é lembrar às mulheres que se elas estiverem bem orientadas e se prevenirem, podem evitar que a doença chegue a um estágio mais avançado e podem se curar, mas a observação radiológica será sempre necessária, como forma de acompanhar possíveis recidivas?, explica o médico.

O médico lembra ainda que um dado novo vem acontecendo nos últimos anos, que é o surgimento cada vez mais cedo de casos da doença, em mulheres de até 19 anos. A última pesquisa feita pelo Inca, em parceria com o Hospital do Câncer de São Paulo, é de 2005. Na época, registrou-se um crescimento de 17% dos casos de câncer de mama em mulheres abaixo dos 39 anos, três vezes mais que o esperado. Recentemente, o Instituto do Câncer de São Paulo (Icesp) concluiu pesquisa que endossa os dados: nos últimos três anos, 15% das pacientes têm menos de 45 anos. Foram analisados 2.573 casos.

Segundo Gérson Prado, isso faz com que o comportamento da mulher também mude, sendo necessário um acompanhamento médico frequente e cada vez mais cedo, além de exames de mama mais precoces.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES