Exames de tomografia podem ajudar na sobrevida de pacientes com câncer

O uso da Tomografia Computadorizada (TC) helicoidal de baixa dose está associado a uma redução de cerca de 20% nos índices de mortalidade

Dr. em Radiologia Gérson Prado | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os exames por imagem não são apenas imprescindíveis para o diagnóstico inicial de doenças graves, como o câncer. O acompanhamento do problema através de exames constantes é essencial para ajudar a reduzir os índices de mortalidade.

De acordo com o doutor em Radiologia e professor da Ufpi, Gérson Prado, doenças como o câncer de pulmão em fumantes e ex-fumantes podem ser melhor rastreadas com equipamentos modernos de diagnóstico por imagem. E o melhor, o número de mortes pode ser reduzida. Segundo ele, o uso da Tomografia Computadorizada (TC) helicoidal de baixa dose está associado a uma redução de cerca de 20% nos índices de mortalidade em indivíduos fumantes crônicos ou ex fumantes crônicos, se comparado com exames de Raio X simples do tórax.

Os dados foram mostrados pelo Instituto Nacional do Câncer dos EUA em um anúncio feito no início deste mês de novembro. Compraram de uma forma convincente a redução nos índices de mortalidade graças ao acompanhamento tomográfico.

Ainda de acordo com o doutor Gérson Prado, o estágio clínico da doença no momento do diagnóstico é o fator determinante na sobrevida após a terapia instituída para o câncer de pulmão. ?Desta forma, sempre houve interesse em uma modalidade de rastreamento que pudesse atender os dilemas relacionados ao diagnóstico precoce dessa doença. Portanto, a tomografia computadorizada Helicoidal de baixa dose tem se mostrado promissora. Bastava apenas comprovação científica?, comemora.

A pesquisa realizada nos EUA recrutou cerca de 53.454 pessoas em 33 localidades através do país, entre setembro de 2002 e julho de 2007. Foram recrutados pessoas de 55 a 74 anos, fumantes crônicos ou ex-fumantes crônicos, que pararam de fumar em até 15 anos da pesquisa e que tiveram história de tabagismo por no mínimo 30 anos.

Os pesquisadores realizaram 76.136 Tomografias Computadorizadas e observaram cerca de 24.2% de casos positivos para câncer, comparados com 6.9% apenas em 73.499 exames de Raio X simples realizados concomitantemente.

Uma análise final detalhada nas estatísticas, realizada em outubro de 2010 , demonstrou cerca de 354 mortes no grupo de pacientes que realizou TC, contra 442 mortes no grupao de Raio X. A taxa específica de mortalidade para os pacientes que realizaram TC foi de 245 para cada 100.000, comparada com 308.3 para cada 100.000 pessoas que realizaram apenas Raio X simples, ou seja, uma redução de 20.3% na mortalidade pelo câncer de pulmão.

De acordo com a pesquisa, a tomografia também estava associada com uma redução de cerca de 6.9% de redução nas mortes por outras causas. Segundo Dr. Gérson Prado, os resultados desse trabalho significam que além de diagnosticar precocemente o câncer de pulmão, a Tomografia pode antever outras possíveis causas de morte, sem nem mesmo o paciente apresentar queixas específicas.

?O Piauí conta com um dos melhores parques de equipamentos médicos do Norte\ Nordeste do Brasil, capital e interior, inclusive equipamentos de Tomografia Computadorizada. Teresina possui ainda o único equipamento de Tomografia Computadorizada Multislice de 64 canais do Meio-Norte do Brasil, capaz de detectar lesões pulmonares e em outros segmentos do corpo, mesmo em dimensões milimétricas. Portanto, o resultado da pesquisa nos deixa ainda mais empolgados em salvar mais pacientes?, acrescenta o Dr. Gérson Prado.

O único problema ainda existente no tocante a esses diagnósticos e acompanhamento é o custo elevado dos exames. ?A perspectiva que se tem é que a população em geral possa ter acesso a esse exame e esses equipamentos, já que as máquinas e os preços dos mesmos vêm se popularizando. Ainda assim, as entidades médicas e instituições governamentais devem ratificar os resultados desse trabalho, tornando-os disponíveis na prática médica corrente. De qualquer forma, o Piauí já está preparado para isso?.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES