Exames para nova gripe só serão feitos em casos graves

O ministro disse ainda que “de médico e louco, todos têm um pouco”.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, informou nesta sexta-feira (3) que os exames laboratoriais para confirmação de Influenza A, a nova gripe, serão feitos somente nos "casos graves", ou em amostras, como é o caso de surtos localizados - em empresas ou escolas, por exemplo.

"A orientação é para que as pessoas, ao sentirem sintomas de gripe, procurem seu médico mais próximo, como sempre fizeram. Não há nenhuma relação entre fazer ou não o exame de diagnóstico com a evolução da doença", disse Temporão.

Quando ir ao médico

O ministro disse ainda que "de médico e louco, todos têm um pouco". "Muita gente se automedica para quadros clínicos que não são, necessariamente, gripe. Temos o resfriado, que é diferente. A gripe se caracteriza por aparecimento súbito e febre. Se não tem febre, ou quadro complicado, não precisa sair correndo para ir ao médico. Se a febre vem acompanhada de outros sintomas, como tosse, dor articular ou de garganta, recomenda-se que vá a um médico", disse Temporão.

Sintomas leves

Segundo o ministro, se os sintomas forem "leves", o médico recomendará isolamento domiciliar, período de afastamento do trabalho e vai prescrever o tratamento dos sintomas. Nesses casos, explicou ele, não será pedida confirmação via exame laboratorial.

Se o caso "inspirar cuidados" ou for "grave", informou Temporão, indicando necessidade de internação, o paciente será encaminhado para um dos 68 hospitais de referência no tratamento da doença. "Queremos garantir leitos para as pessoas que realmente precisam", disse o ministro.

Sem transmissão sustentada no Brasil

Ele reafirmou que, no Brasil, ainda não há "evidências de transmissão continuada" do vírus Influenza A, e voltou a dizer, também, que o índice de "letalidade" (morte) da nova gripe se aproxima do registrado na gripe tradicional, ou seja, em torno de 0,4%.

Resultados do Instituto Adolfo Lutz

Ao justificar a nova orientação de só realizar exames laboratoriais para casos considerados mais graves, Temporão citou dados do Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo (SP). Segundo ele, dos 1.768 exames para Influenza A realizados nos últimos dois meses, 51% foram negativos para qualquer tipo de gripe, enquanto 24% foram positivos para gripes (que não sejam a Influenza A), e 24% tiveram exames positivos para a nova gripe.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES