Exercícios caseiros ajudam pacientes com fibromialgia

Atividades como limpar a casa e subir escada podem reduzir dores típicas da doença, diz estudo

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quem tem fibromialgia pode aliviar os sintomas da doença com exercícios físicos. Mas nem sempre os pacientes conseguem manter uma rotina de atividades devido ao cansaço, às dores e à dificuldade de se deslocar até uma academia ou um parque. A doença, que acomete cerca de 6% da população, provoca dores musculoesqueléticas distribuídas pelo corpo.

Há, no entanto, um novo estudo que aponta uma solução mais simples, com a mesma eficácia. De acordo com uma pesquisa da Universidade Johns Hopkins e da Universidade de Michigan, 30 minutos de atividades cotidianas, como subir escadas ou limpar a casa, também podem contribuir para a diminuição das dores.

Segundo o estudo, publicado no periódico "Arthritis Research & Therapy", o aumento do nível de atividade física rotineira diminuiu em 35% as dores dos pacientes e fez com que eles se movimentassem mais, elevando em 54% o número de passos dados diariamente, medidos por um pedômetro.

Para Suely Roizenblatt, reumatologista e professora da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), o estudo pode ajudar os pacientes, que geralmente têm depressão, a se sentirem mais capazes no dia a dia.

"Exercícios simples provam que a pessoa é capaz de se movimentar e, lentamente, ela pode voltar a realizar seus afazeres diários. Além disso, qualquer tipo de atividade ajuda. O que atrapalha é ficar imobilizado por causa da dor", diz.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES