Exótica e cheia de sabor, cozinha amazonense é o tesouro do Norte do Brasil

A gastronomia local utiliza ingredientes provenientes das florestas e rios da região

Tradiconal culinária amazonense | Tácio Melo, Janailton Falcão e Tadeu Rocha/Amazonastur
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Amazonas se destaca como um destino perfeito para o turismo gastronômico, apresentando uma culinária rica em tradição e sabores marcantes que conquistaram a aprovação de 95% dos turistas, de acordo com dados da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur)A gastronomia local utiliza ingredientes provenientes das florestas e rios da região, proporcionando receitas únicas que atraem os amantes da culinária durante suas viagens exploratórias.

Selma Reis, chef de cozinha e proprietária do Zefinha Bistrô, destacou a originalidade da gastronomia do Amazonas, afirmando que a comida da região reflete a geografia, história e identidade do povo local. Os pratos mais icônicos, segundo ela, têm como protagonistas os peixes da maior bacia hidrográfica do planeta, localizada no Amazonas, e a farinha de mandioca, uma herança ancestral dos povos indígenas.

Tácio Melo, Janailton Falcão e Tadeu Rocha/Amazonastur

“A nossa comida é a nossa cara, ela é a cara da nossa geografia, ela é a cara da nossa história, ela é a cara do nosso povo. Então, eu acho a gastronomia do Amazonas extremamente original”, disse ela.

Os ingredientes-chave da culinária amazonense, como o peixe, a farinha de mandioca, o cheiro-verde (coentro, cebolinha e chicória) e a pimenta de cheiro, conferem um toque especial aos pratos, proporcionando uma experiência gastronômica única e deliciosa. A pesquisa realizada pela Amazonastur, que indicou uma aprovação de 95% entre os turistas consultados de janeiro a junho, foi validada por Selma Reis, que ressaltou o apreço dos visitantes pela culinária local.

Para aqueles que desejam explorar os sabores do Amazonas, o artigo fornece dicas de pratos icônicos que não podem ser deixados de experimentar durante a visita ao estado. A chef Selma destaca a Matrinxã assada na folha de bananeira, o Pirarucu de Casaca com influências portuguesas, o saboroso Tacacá que combina caldo de tucupi, folhas de jambu, camarão e goma de mandioca, o tradicional Tambaqui preparado de diversas formas, e o irresistível Doce de Cupuaçu, uma das frutas mais populares da região.

Tácio Melo, Janailton Falcão e Tadeu Rocha/Amazonastur

Além disso, o café da manhã amazonense vai além da tapioca, apresentando o X-Caboquinho, um sanduíche tradicional no pão francês com lascas de tucumã, banana da terra frita e queijo coalho, representando o patrimônio cultural da culinária amazonense. 

Pratos icônicos do Amazonas

Matrinxã assada na folha de bananeira 

O prato preserva o sabor e a suculência de um dos peixes mais saborosos dos rios amazônicos. A deliciosa receita caracteriza bem o Amazonas e traduz a simplicidade culinária aliada aos ingredientes frescos encontrados na região.

Pirarucu de Casaca

Prato tradicional do estado recebe influências portuguesas, incorpora o pirarucu a uma deliciosa mistura de temperos doces e salgados. A explosão de sabores conta com ingredientes como banana e farinha do Uarini.

Tacacá

Com sabor forte que une o famoso caldo de tucupi com folhas de jambu, camarão e goma de mandioca, o tacacá é destaque na gastronomia do Norte. A iguaria é ainda ótima para dar ânimo para a viagem, pois o caldo revigora, cortando o efeito do cansaço!

Tambaqui

O tambaqui faz parte do cotidiano dos amazonenses e pode ser consumido frito, assado na brasa ou na tradicional caldeirada de tambaqui. O peixe de água doce assado é a marca registrada nos almoços de domingo. Em todas as formas de consumo, o sabor deste peixe de água doce encanta.

Doce de cupuaçu

A mais popular das frutas entre os amazonenses, o cupuaçu é um dos ingredientes mais versáteis da cozinha local. Com um sabor ácido e marcante, pode ser consumido em forma de suco, geleias, sorvete, cremes, recheio de bombons e em diversas outras receitas.

X-Caboquinho

A dica imperdível para quem visita o destino Amazonas é saborear o café da manhã amazonense, que vai muito além da tradicional tapioca e conta com sanduíches que levam ingredientes típicos da floresta. Entre os sanduíches, o preferido da população local é o famoso X-Caboquinho, servido tradicionalmente no pão francês com lascas de tucumã, banana da terra frita e queijo coalho. Esse é o patrimônio cultural da culinária amazonense!



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES