Expectativa de vida sobe no Brasil, mas segue abaixo do patamar pré-pandemia

Estimativa antes da crise sanitária era de 76,7 anos em 2020 e de 77 anos em 2021 - e o esperado era que continuasse crescendo.

Expectativa de vida sobe no Brasil, mas segue abaixo do patamar pré-pandemia | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após registrar uma queda durante a pandemia de Covid-19, a expectativa de vida ao nascer no Brasil apresentou uma recuperação, atingindo 75,5 anos em 2022, conforme divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entretanto, esse valor permanece aquém das projeções iniciais.

Antes da crise sanitária em 2019, a expectativa de vida era de 76,2 anos. Em 2020, no início da pandemia, houve uma queda para 74,8 anos, seguida por outra redução em 2021, alcançando 72,8 anos. Com o término da pandemia, houve uma recuperação, chegando aos atuais 75,5 anos.

Esses números contrastam significativamente com as projeções iniciais feitas antes da crise de saúde no país, baseadas em dados disponíveis à época, oriundos do Censo Demográfico de 2010.

Diante da pandemia e da atualização dos dados demográficos a partir do Censo de 2022, o IBGE refez todos os cálculos das chamadas "Tábuas de Mortalidade".

Segundo Luiz d'Albuquerque Bello, assistente técnico de comunicação do IBGE, foi necessário recalcular as projeções anteriores para entender o cenário real da demografia do país, especialmente nos anos de pandemia.

As projeções sempre tiveram bons resultados para fins de acompanhamento demográfico. Até a chegada da pandemia, as projeções não ficaram muito distantes da demografia real. Mas, como não era possível prever a crise sanitária, os números ficaram mais distantes do que os cálculos permitiam considerar.

O cálculo da expectativa de vida por ano de nascimento é uma projeção, e aponta qual é a expectativa de vida para os brasileiros que nasceram em 2022.

"Em outras palavras, espera-se que um recém-nascido no ano de 2022 viva, em média, 75,5 anos, caso este vivencie os níveis de mortalidade, ao longo de sua vida, semelhantes aos que a população apresentou em 2022, em cada idade", explica o IBGE.

De acordo com as projeções de expectativa de vida feitas até 2021, a esperança de vida ao nascer estava em uma crescente constante. Os resultados eram calculados com base em informações de mortalidade da década passada e sem considerar qualquer tipo de efeito da pandemia.

No entanto, com a pandemia, as estimativas para 2020 e 2021 não se confirmaram, e houve uma mudança também no esperado para 2022.

As projeções foram revistas pelo IBGE com base em dados recentes do Censo Demográfico de 2022 e com informações de mortalidade por faixa etária nos anos de pandemia. Agora, de acordo com o órgão, os números estão mais próximos da realidade dos últimos anos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES