Expedição às nascentes visita Nuperade em Gilbués

Expedição às nascentes visita Nuperade em Gilbués

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com o objetivo de evitar o avan?o da devasta??o da regi?o das Nascentes do Rio Parna?ba representantes de ?rg?os e institui?es p?blicas estadual e federal, sob a coordena??o da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional do Piau? (OAB-PI) realizam, no per?odo de 6 a 10 de setembro, uma expedi??o ?s Nascentes do Parna?ba. A sa?da para a expedi??o est? marcada para ?s 6h30 da sede da OAB seguindo para Floriano, Gilbu?s e Corrente.

Durante o percurso, os participantes ir?o proferir palestras destacando o tema meio ambiente e recursos h?dricos, enfatizando a preserva??o do rio. O prop?sito da visita ? alertar a todos sobre a import?ncia de preservamos nosso meio ambiente, o Rio Parna?ba. Tamb?m ser?o abordados temas relevantes como o combate ? desertifica??o em uma visita t?cnica ao N?cleo de Pesquisa de Recupera??o de ?reas Degradadas (Nuperade), em Gilbu?s.

?Em Gilbu?s, os participantes da expedi??o ir?o conhecer o trabalho que ? desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos H?dricos (Semar), com a implanta??o do primeiro n?cleo de combate ? desertifica??o. O Nuperade foi criado em 2006, atrav?s de uma parceria entre os governos federal e estadual, como parte das a?es do Programa de A??o Nacional de Combate ? Desertifica??o e Mitiga??o dos Efeitos da Seca (PAN-Brasil)?, enfatiza o secret?rio de Meio Ambiente e Recursos H?dricos do Piau?, Dalton Macambira.

O N?cleo possui 53 hectares, localizado a 5 Km da sede do munic?pio de Gilbu?s, na margem esquerda da BR-135, no sentido Gilbu?s/Corrente. No Nuperade foi implantada a primeira pesquisa agrossilvopastoril constitu?da de pequenas barragens de terra para capta??o da ?gua da chuva, conten??o do escoamento superficial, aumento da infiltra??o de ?gua no solo, contribuindo para a recarga do len?ol fre?tico.

De acordo com a programa??o da OAB, do munic?pio de Gilbu?s, os participantes da expedi??o seguem para acampar ?s margens do Riacho ?gua Quente. As nascentes est?o localizadas entre as Serras da Tabatinga e Chapada das Mangabeiras, na divisa entre os estados de Piau?, Bahia, Tocantins e Maranh?o. S?o ao todo 7,3 mil quil?metros quadrados que conta com matas de caracter?sticas amaz?nica e cerrados.

A programa??o segue, no s?bado, dia 8, com ato p?blico na cidade de Corrente, com debate e participa??o da sociedade e autoridade. No domingo, a expedi??o prossegue com destino ao munic?pio de Cristino Castro, onde tamb?m ser?o realizadas atividades buscando alertar ? sociedade de modo geral para a preserva??o do rio. De l?, os participantes retornam para Teresina.

O Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaiba preserva uma rica fauna dentro de extensa regi?o. ? uma das maiores e mais conservadas extens?es de Cerrado do Brasil, tr?s vezes maior do que a ?rea protegida do Pantanal. Nas nascentes do Rio Parna?ba, principal curso d"?gua a nascer e desaguar no Nordeste, que banha mais de 50 cidades com sua extens?o de 1.750 km. Suas nascentes se formam a partir de ressurg?ncias na Chapada das Mangabeiras, que originam os cursos dos rios Lontras, Curriola e ?gua Quente que, por sua vez unidos, formam o Rio Parna?ba.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES