Experiência da Colômbia será modelo para combate à violência em THE

Técnicos da Prefeitura de Teresina estiveram reunidos sobre isso.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Construir uma política de prevenção à violência em Teresina. Essa é a proposta do projeto Vila Bairro Segurança, que será implantado na capital. Para tratar dessa temática, técnicos da Prefeitura de Teresina estiveram reunidos na tarde desta segunda-feira (30) com as consultoras do Banco Mundial, Vivian Bernal e Flávia Carbonari, que apresentaram a experiência de Cali, na Colômbia.

A experiência em Cali, na Colômbia, mostrou que com as políticas corretas e um compromisso de longo prazo com a redução da criminalidade, a violência juvenil urbana pode ser prevenida. Em Cali, foram formalizados os territórios a serem trabalhados e a população foi ouvida para a tomada de decisões.

Segundo o secretário municipal de Planejamento e Coordenação, Washington Bonfim, a reunião de hoje foi importante para que sejam definidos os objetivos principais e os territórios a serem trabalhados no projeto.

“O Banco Mundial tem um projeto grande na prevenção da violência e estamos conhecendo a expertise do Banco nessa área para desenvolvermos ações aqui em Teresina. Já trabalhávamos na perspectiva de território de inclusão e oportunidades, no Plano de Governo do prefeito Firmino Filho essa perspectiva foi definida como Vila Bairro Segurança. Já temos a criação da Secretaria de Políticas Integradas para trabalhar a questão da segurança a partir da Guarda Municipal. Portanto, o nosso desejo é construir uma parceria com a cidade de Cali para a efetivação da política integrada de prevenção à violência em Teresina”, afirmou.

Durante a reunião foi apresentado por um técnico da Secretaria Estadual de Segurança Pública os dados da violência em Teresina no período de 2014 a 2016. Informações como crimes violentos letais intencionais, crimes patrimoniais, mapa temático de roubos e carros, áreas críticas para roubos, perfil etário das vítimas, picos de homicídio por dia e horários, além de outros números foram relatados aos presentes para balizar o trabalho a ser realizado na prevenção à violência. “Queremos, inclusive, fazer um termo de convênio com a Secretaria Estadual de Segurança Pública para termos à nossa disposição os dados da violência em Teresina”, disse Washington Bonfim.

Participaram da reunião o secretário municipal de Trabalho, Cidadania e Assistência Social, Samuel Silveira, a secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Macilane Gomes, além de técnicos da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), Fundação Municipal de Saúde (FMS), Secretaria Municipal de Planejamento e do Parque Lagoas do Norte.

E hoje (31), o secretário Washington Bonfim e as consultoras do Banco Mundial irão visitar alguns territórios de Teresina como o Parque Lagoas do Norte, o Centro de Referência da Mulher Esperanza Garcia, Centro de Convivência Amor de Tia e o Centro de Convivência Rita de Cássia, além de se reunirem novamente no auditório da Secretaria Municipal de Finanças para concluírem as discussões sobre o projeto Vila Bairro Segurança.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES