Exposição do Parque Nacional Serra da Capivara fez sucesso na Piauí Sampa

O objetivo da aula passeio foi ampliar o repertório cultural dos estudantes

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A exposição museográfica do Parque Nacional Serra da Capivara tem sido bastante visitada desde o primeiro dia da Piauí Sampa, mostra que segue até domingo (11), no Shopping Eldorado em São Paulo, numa realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, e do Governo do Estado do Piauí.

Sessenta alunos do Colégio Sidarta, com sede na capital paulista, estiveram na exposição na manhã de hoje (09). O objetivo da aula passeio foi ampliar o repertório cultural desses estudantes, mostrando as peculiaridades do imenso Brasil.

Cláudia Siqueira, diretora do Instituto Sidarta, entidade que administra o colégio, conta que visitar a exposição foi uma prévia para os alunos que viajarão para a Serra da Capivara em outubro. ?Desde quando iniciamos as atividades do colégio, há quinze anos, já existia a intenção dos dirigentes em levar os alunos para conhecer esse parque nacional. Mas naquela época faltava estrutura para esse trabalho. Ano passado, quando visitamos a Piauí Sampa, conversamos com agentes de turismo e chegamos à conclusão de que a hora havia chegado, pois a realidade do local era outra?, explica.

A diretora falou ainda que o projeto foi retomado graças à iniciativa do Sebrae em realizar a mostra, quando novos contatos foram feitos. ?A Serra da Capivara é um patrimônio da natureza e nossos alunos precisam reconhecer essa riqueza do país. O projeto do Colégio Sidarta leva em consideração a importância de sair dos espaços formais de aprendizado para ampliação e compartilhamento de saberes. Pretendemos realizar uma exposição semelhante a que ocorre na Piauí Sampa para cerca de dois mil alunos da periferia de São Paulo?, acrescenta.

Oitenta alunos do Colégio Sidarta, entre estudantes do 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental devem participar da viagem. Salvatore Saggio é um dos alunos que visitarão a Serra da Capivara. ?Espero conhecer de perto a caatinga e ver rochas com desenhos de milhares de anos. Acho que será muito legal e pretendo aproveitar ao máximo essa viagem, principalmente por saber que muitas pessoas não têm essa oportunidade. O que eu quero trazer de lá, além de conhecimento, é um pedaço de rocha com pintura rupestre?, diz o estudante.

Vanessa Braga, aluna do Colégio Sidarta que também participará da viagem, acredita que o passeio será muito legal. ?Muitas pessoas preferem ir pra fora do país. Mas o interessante é conhecer primeiro onde vivemos. Quero escavar as pedras para ver se encontro algo e conhecer o artesanato da região?, declara a estudante do 6º Ano do Ensino Fundamental.

O aluno Yuri Silva está ansioso para a viagem. ?Sei que vou conhecer muitas coisas que ainda não vi, como a vegetação, pintura rupestre, entre outras novidades?, destaca. Quem compartilha do mesmo sentimento de Yuri é seu colega de classe Victor Mariano, que diz que o mais interessante será ver de perto as pinturas rupestres.

A EXPOSIÇÃO

A exposição museográfica do Parque Nacional Serra da Capivara, que funciona na Praça de Eventos do 1º piso do Shopping Eldorado, é uma parceria do Sebrae no Piauí com a Fundação Museu do Homem Americano, Fumdham.

No local, além de assistir um vídeo com imagens do parque, os visitantes podem simular escavações numa tela interativa, encontrando fotos de ossadas, sementes, entre outros materiais, vestígios dos homens primitivos em terras piauienses. Numa outra tela, é possível fazer uma viagem virtual pelos 12 sítios arqueológicos do parque nacional, tendo uma vista panorâmica desses espaços.

A Piauí Sampa 2013 conta com patrocínio da Prefeitura Municipal de Teresina e apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Piauí, Fecomércio; Federação das Indústrias do Estado do Piauí, Fiepi; e Federação da Agricultura do Estado do Piauí/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Faepi/Senar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES