Exposição mostra importância dos jumentos na cultura brasileira

Exposição “O Jumento é Nosso Irmão” será aberta nesta terça-feira, 21, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados

Os retirantes do sertão, xilogravura do pernambucano J. Borges | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta terça-feira (21), às 17h, o Salão Nobre da Câmara dos Deputados receberá a abertura da exposição "O Jumento é Nosso Irmão", que busca destacar a importância cultural dos jumentos na sociedade brasileira. A mostra incluirá obras de pintores como Sergio Amorim, Sergio Bordim e Candido Portinari, além de xilogravuras de J. Borges e Ciro Fernandes. Fotografias e literatura também serão apresentadas para ilustrar a relevância cultural desses animais.

O deputado federal Nilto Tatto (PT-SP), responsável pela iniciativa do evento, será um dos palestrantes, juntamente com Vanessa Negrini, diretora do Departamento de Proteção Animal do Ministério do Meio Ambiente e coordenadora do setor de Direito Animal do Partido dos Trabalhadores. Representantes da organização internacional de bem-estar animal The Donkey Sanctuary, Patricia Tatemoto e Eduardo Saturtun, também participarão do evento.

Meninos, de Cândido Portinari

Além de celebrar a cultura dos jumentos, a exposição destaca uma séria ameaça que esses animais enfrentam devido ao comércio de peles. Muitos são capturados, comprados ou roubados para a produção do ejiao, um remédio tradicional chinês. A campanha "Salve Jegue", realizada em 2022, uniu celebridades, influenciadores, meios de comunicação e o público em um apelo pelo fim do abate de jumentos.

Atualmente, dois projetos de lei estão em tramitação no Congresso para proibir o abate desses animais: o PL 5949/13 e o PL 2387/22. A exposição busca conscientizar o público sobre essa questão e promover a proteção dos jumentos na cultura brasileira.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES