Exposições denunciam casos de feminicídio

Exposição no Museu do Piauí segue até 15 de março

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Duas exposições em alusão à mulher estão sendo realizadas em Teresina para mostrar como elas são vítimas de feminicídio. No Museu do Piauí, no centro de Teresina, a mostra “Basta, Exigimos Viver” chama a atenção da sociedade para a violência que as mulheres vêm sofrendo no Estado. Em outra exposição, “Cemitério de Feminicídio”, um cemitério na zona Leste faz referência aos assassinatos das centenas de mulheres no Brasil, nesses primeiros dois meses de 2019.

Raissa Morais

No museu do Piauí, a exposição traz imagens fortes, em tons cinza e vermelho, com informações sobre a morte de várias piauienses vítimas de feminicídio. As fotos trazem o derramamento de sangue em que as vítimas se encontraram; muitas foram assassinadas por armas brancas, por seus companheiros.

O espaço cultural também abre as portas para lembrar o nome de mulheres que levantaram bandeiras de luta contra todos os tipos de opressões, como a vereadora Marielle Franco. Além disso, também há um local com um quadro negro para as pessoas deixarem mensagens para homenagearem alguma mulher. A mostra fica exposta até o dia 15 de março e faz parte da programação da 1ª semana da Mulher do Museu do Piauí, que abre de terça a sexta-feira, das 8h30min às 17h. Aos sábados e domingos, das 8h30min às 12h. 

Raissa Morais

A exposição “Cemitério do Feminicídio” chama a atenção para o número de mulheres assassinadas no Brasil, em 2019, e incentiva as denúncias de violência contra a mulher através do número 180. No local, uma intervenção com 138 cruzes cor de rosa fincadas no chão referenciou os assassinatos das centenas de vítimas de feminicídio no país, nesses primeiros dois meses de 2019. Todas as cruzes estão com nomes das vítimas, principalmente os casos mais conhecidos, que repercutiram na mídia nacional.

Número de feminicídios cresceu

O Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública publicaram no Dia Internacional da Mulher (08), que o Brasil teve uma ligeira redução no número de mulheres assassinadas em 2018. São 4.254 homicídios dolosos de mulheres, uma redução de 6,7% em relação a 2017, quando foram registrados 4.558 assassinatos.

Por outro lado, houve aumento no número de registros de feminicídio, ou seja, de casos em que mulheres foram mortas em crimes de ódio motivados pela condição de gênero. Foram 1.173 no ano passado, ante 1.047 em 2017. Em 2018, o Piauí registrou 49 feminicídios, em 2017 esse número chegou a 59 casos, uma variação de -16%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES