Extensão do gelo marinho da Antártida atinge menor nível; pesquisa alerta

No mês de julho ficou 7% inferior à média histórica dos últimos 44 anos para esse período.

Avalie a matéria:
Extensão do gelo marinho da Antártida atinge menor nível | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A extensão do gelo marinho da Antártida bateu um novo recorde negativo no mês de julho e ficou 7% inferior à média histórica dos últimos 44 anos para esse período, informou o Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus, da União Europeia, nesta segunda-feira (8).

"O Oceano Antártico viu áreas generalizadas de concentração de gelo marinho abaixo da média dos mares de Amundsen e Bellingshausen até o norte do mar de Weddell, bem como na maior parte do Oceano Índico", diz o comunicado.

Extensão do gelo marinho da Antártida atinge menor nível (Foto: Divulgação)O relatório ainda aponta que a extensão do Mar Ártico ficou 4% abaixo da média, ficando o mês como o 12º mais baixo para julhos da história, exatamente acima dos menores valores vistos entre 2019 e 2021.

O Serviço Copernicus ainda apontou que, globalmente, o mês de julho de 2022 ficou entre os três meses mais quentes da história, perto de 0,4°C sobre 1991-2020, um "pouco mais fresco" do que julho de 2019 e um pouco acima de julho de 2016.

Considerando só a Europa, o período foi o sexto mais quente da história. Já em diversas áreas do sul do planeta, a temperatura ficou abaixo da média.

Além disso, o mês de julho foi mais seco do que a média na maior parte da Europa, "com recordes de pouca chuva no leste e secas severas em diversos locais no sudoeste e sudeste". "Essas condições afetaram as economias localmente e facilitaram a disseminação e intensificação de incêndios florestais", aponta ainda.

Também ficaram mais secos do que as médias históricas "muitas áreas na América do Norte e grandes regiões na América do Sul, Ásia Central e Austrália".

Fonte: Portal IG



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES