Extensão em Enfermagem chama a atenção para cuidados com pacientes

A úlcera por pressão se desenvolve quando se tem uma compressão

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A professora Sandra Marina, docente de Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual do Piauí (CCS/UESPI), está desenvolvendo um Projeto de Extensão no Hospital Geral do Promorar, Zona Sul de Teresina, com a participação de vinte estudantes. O projeto, intitulado “Gerenciamento da Sistematização da Assistência de Enfermagem”, está integrando professores, estudantes e profissionais da saúde em equipes multiprofissionais.

Entre os objetivos das equipes formadas por professores, estudantes e profissionais de saúde está um acompanhamento mais próximo dos pacientes, já alcançando resultados como a redução de úlceras por pressão – ferimentos originados pela interrupção do fluxo de sangue em determinada área do corpo. A úlcera por pressão se desenvolve quando se tem uma compressão do tecido mole entre uma proeminência óssea e uma superfície dura por um período prolongado.

Estudantes, professores e equipes de profissionais traçam medidas para diminuir a incidência de úlceras por pressão, além de quedas e infeções hospitalares. A previsão é que o projeto se estenda por dois anos e atenda diversos espaços de atendimento médico, como explica a professora Sandra Marina: “o projeto atende pronto-socorro, clínica médica, clínica cirúrgica, maternidade e serviço especializado em estomaterapia para tratamento de feridas”.

Para combater e prevenir os casos de ulcera por pressão o Ministério da Saúde lançou em 2013 um protocolo para prevenção de úlcera por pressão, o documento foi redigido pelo Ministério da Saúde em conjunto com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), e Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e faz parte do Plano Nacional de Segurança do Paciente.

“Nossa meta é trabalhar com enfermeiros da comunidade para reduzir a estatística de pacientes que chegam nos hospitais com essas úlceras”, pontua Sandra Marina.

O Plano Nacional de Segurança do Paciente faz parte de políticas públicas de saúde para garantir a redução de úlceras de pressão, cirurgias seguras, redução de quedas e infecções hospitalares e visa assegurar a correta execução de ações para dirimir a ocorrência desses casso durante o atendimento e tratamento de pacientes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES