Fábrica da Suzuki fecha as portas e anuncia fim de produção em GO

Empresa disse estar fazendo uma 'reestruturação`

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Itumbiara (GO), Flávio Caetano, informou na noite desta terça-feira, 5, que a Suzuki comunicou oficialmente aos trabalhadores que suspenderá as operações na unidade instalada na cidade no início de junho e transferir a produção para a fábrica da Mitsubishi, coligada da marca no País, em Catalão (GO), a cerca de 200 quilômetros de distância. Mais cedo, uma fonte da empresa já tinha confirmado à informação ao Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado.

De acordo com Flávio Caetano, a montadora fez o anúncio oficial durante reunião no fim da tarde desta terça-feira. Até o início da tarde, ele afirmou que os metalúrgicos só tinham conhecimento da transferência por meio de boatos. O dirigente sindical disse que os cerca de 100 trabalhadores da linha de produção de Itumbiara serão convidados a se transferir para a unidade em Catalão. “Os que não aceitarem a proposta serão demitidos e indenizados pela empresa”, afirmou.

Com a mudança, os modelos jipe Jimmy voltarão a ser totalmente fabricados em Catalão. Até então, os veículos começavam a ser produzidos na fábrica da Mitsubishi e eram finalizados em Itumbiara. A montadora ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto. Uma fonte da companhia disse, porém, que a transferência se deve à crise pela qual a indústria automotiva passa e que o objetivo da Suzuki é retomar a produção na unidade “quando o mercado automotivo se normalizar”.

A fábrica da Suzuki em Itumbiara foi anunciada no Salão do Automóvel de 2010, como um investimento de R$ 150 milhões, para uma produção anual de 7 mil unidades. A fábrica estava pronta desde o segundo semestre de 2012, mas só foi inaugurada no ano seguinte. Durante o período, a montadora utilizou a fábrica em Catalão da Mitsubishi para produzir o Jimmy. As duas marcas são representadas no Brasil pelo grupo Souza Ramos e pelo BTG Pactual.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES