Fachin dá 5 dias para Bolsonaro explicar nomeação de reitores

O pedido de Fachin atende requerimento da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), que pediu a anulação das nomeações destes reitores realizadas por Bolsonaro.

Avalie a matéria:
Edson Fachin | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) determinou hoje que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) dê explicações "com a máxima celeridade" sobre a nomeação de reitores que não estavam entre os mais votados nas listas tríplices para as universidades federais. 

Na solicitação, Fachin também pediu explicações para a Advocacia-Geral da União e para a Procuradoria-Geral da República sobre as nomeações.

Na solicitação, Fachin também pede explicações para a Advocacia-Geral da União e para a Procuradoria-Geral da República - Imagem: Nelson Jr./SCO/STF

O pedido de Fachin atende requerimento da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), que pediu a anulação das nomeações destes reitores realizadas por Bolsonaro.

A entidade argumenta que as nomeações de Bolsonaro atentam contra o princípio e a gestão democrática, o republicanismo, o pluralismo político e a autonomia universitária.

Em outubro, em uma outra ação sobre o tema, esta ajuizada pelo PV, Fachin manifestou a mesma posição da OAB, defendendo que Bolsonaro se atenha ao docente indicado em primeiro lugar nas listas tríplices no momento de realizar nomeações.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES