Faculdade que demitiu professora por crítica a Bolsonaro é alvo do MP

Maria Elisa Máximo foi demitida em outubro do ano passado após criticar o ex-presidente Jair Bolsonaro

Professora foi demitida após criticar Bolsonaro | Reprodução-Instagram
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério Público do Trabalho (MPT) abriu uma ação civil pública contra a Associação Educacional Luterana Bom Jesus/Ielusc, de Joinville (SC) após a demissão da antropóloga Maria Elisa Máximo que fez uma postagem crítica ao ex-presidente  Jair Bolsonaro (PL).

Professora foi demitida após criticar  Jair Bolsonaro no Twitter Foto: Reprodução-Instagram

O processo diz que houve "violação ao direito fundamental à liberdade de expressão e à livre convicção política" dos professores da instituição. 

Segundo o colunista Rodrigo Ratier, a punição à Maria Elisa ocorreu em outubro do ano passado, entre o 1º e 2º turnos da eleição. 

Em seu perfil no Twitter, ela escreveu:  "Joinville sendo o esgoto do bolsonarismo, pra onde escoaram os resíduos finais da campanha do imbroxável inominável. Não tem quem escape: há gente brega, feia e fascista pra todos os lados".

A postagem da antropóloga foi usada por bolsonaristas para associá-la à instituição, ligada à Igreja Luterana. Após a  repercussão negativa e até ameaças, ela deletou a publicação. Algumas semanas depois, Maria Elisa foi demitida. 

O MPT cobra uma uma indenização de 500 mil reais da instituição de ensino, que seria revertida para um fundo. A primeira audiência do processo deve acontecer apenas após o recesso do Judiciário, previsto para terminar em fevereiro.

Confira na íntegra a nota do Sinsej em solidariedade à professora

O Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Joinville (Sinsej) manifesta sua solidariedade à professora Maria Elisa Máximo, da Faculdade Ielusc, que vem sofrendo perseguições e ataques pessoais por conta de seu posicionamento político.

Todo cidadão tem o direito de expressar suas opiniões e posições em suas redes pessoais. Desde que não cometa nenhum crime, a liberdade de expressão é garantida pela Constituição Federal de 1988. Nesta semana, Maria Elisa Máximo exerceu esse direito em sua conta pessoal em uma rede social e desde então ela e sua família sofrem com ataques vindos de todos os lados.

Um deles começou dentro da própria Câmara de Vereadores de Joinville, quando o presidente da casa, Maurício Peixer (PL), pediu que providência fossem tomadas em relação a opinião da professora. O mesmo Maurício Peixer que permitiu que o vereador Willian Tonezi fizesse campanha para seu colega de partido, Jorginho Mello (PL), em pleno plenário. Além de fechar os olhos para o regimento interno da Câmara, Peixer se acha no direito de decidir o que as pessoas devem falar ou não.

As pressões e os ataques vindos de bolsonaristas fizeram com a instituição afastasse a professora, uma das suas principais pesquisadoras. Nos colocamos ao lado de Maria Elisa Máximo e do direito de cada cidadão se expressar. É importante que uma instituição de ensino não se curve a pedidos autoritários e inflamados.

É fundamental que a Faculdade Ielusc reconsidere sua decisão e reintegre a professora ao corpo docente. É uma demonstração de respeito aos seus direitos e a liberdade de expressão prevista na Constituição. Para Maria Elisa, nossa solidariedade e o desejo de que siga firme e forte diante dos ataques vem sofrendo.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES