Faixa exclusiva não é respeitada por motoristas em Teresina

No entanto, durante os horários de pico, motoristas de carros

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A cada ano, a cidade de Teresina possui aumento do número de veículos em circulação. Hoje, a frota registra mais de 400 mil carros, gerando caos durante os horários de pico em uma das avenidas mais movimentadas da capital, a Frei Serafim.

O ano de 2011 foi marcado por uma iniciativa de melhoria no trânsito da Avenida Frei Serafim. A Superintendência de Transportes e Trânsito (Strans) implantou faixas exclusivas de ônibus.

O objetivo era oferecer mais fluidez ao transporte público e reduzir o tempo nas viagens dos ônibus. No entanto, durante os horários de pico, motoristas de carros de passeio invadem a faixa exclusiva dos veículos coletivos que, por sua vez, invadem as dos carros de passeio.

A confusão é gerada, principalmente, entre os horários de 6h30 e 7h30, além de 12h e 13h30 e 17h30 e 18h30, pois os cruzamentos ficam completamente fechados por conta dos grandes congestionamentos.

Os passageiros de ônibus estão entre os mais prejudicados. Por conta da problemática, a estudante Larissa Vieira afirma que o congestionamento começa no início da avenida, no sentido zona Leste/Centro, e conta os principais problemas.

“Mesmo com a faixa exclusiva, ainda assim a Frei Serafim fica congestionada nos horários de pico, pois são muitos ônibus e todos usam a mesma faixa. Às vezes me atraso muito para o trabalho por conta desse trecho”, conta.

Atravessar a avenida também se torna uma tarefa complicada. “É um sofrimento. Até com faixa de pedestre ninguém para. Uma vez levei 15 minutos só para atravessar”, diz indignada. Além disso, o estudante Walder Rangel relata situações piores.

“Quando chega no horário de 17h30, o trânsito fica completamente parado até chegar à ponte, principalmente quando tem sinais de chuva”, afirma. Procurada pelo Jornal Meio Norte, a Superintendência de Transportes e Trânsito (Strans) informa que a Avenida Frei Serafim é monitorada por 19 câmeras em toda sua extensão. Além disso, dois agentes fiscalizam os principais pontos da avenida, multando motoristas em caso de descumprimento.

A Prefeitura de Teresina, por meio da Strans, implantou faixas de ônibus exclusivamente destinadas ao transporte coletivo na Avenida Frei Serafim e nas ruas Pires de Castro e Coelho de Resende. Nas duas ruas são registrados os maiores problemas.

Motoristas de carro de passeio e ônibus disputam vagas de acesso a Avenida Frei Serafim. Mesmo com as faixas exclusivas, os motoristas de ônibus encontram dificuldades ao atravessar a avenida, pois devem realizar manobras arriscadas.

A prefeitura informa que também estão em fase de implantação as faixas nas avenidas Miguel Rosa e Barão de Gurgueia. Além do centro da cidade e na Avenida Presidente Kennedy, na zona Leste.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES