Faltam 160 mil moradias no Piauí

Só em Teresina, esse número chega a quase 60 mil moradias

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí possui um déficit habitacional de 160 mil moradias, sendo que só em Teresina, esse número chega a quase 60 mil. Os dados foram divulgados pela Federação das Associações de Moradores do Estado do Piauí ? FAMEPI, durante o II Seminário Estadual de Habitação de Interesse Social, realizado ontem, dia 26, em auditório de escola particular da capital. Durante o evento, cerca de 200 lideranças comunitárias, representantes de todo o estado, estiveram presentes, além de representantes de demais entidades, como da Agência de Desenvolvimento Habitacional ? ADH. A problemática da falta de moradias é grave e se tornou mais enfática com a incidência das chuvas em excesso, que deixaram milhares de famílias sem moradia.

Diversos temas foram debatidos durante o evento, como ?moradia e a crise econômica?, ?moradia e reforma urbana?, ?participação e controle social?, ?Sistema, Plano e Fundo de Habitação de Interesse Social?, além de um momento de debate sobre o plano de habitação "Minha Casa, Minha Vida", que será desenvolvido este ano pelo Governo Federal.

De acordo com Raimundo Mendes, presidente da FAMEPI, o déficit habitacional do Piauí já foi bem mais grave, chegando a mais de 180 mil moradias. ?O que acontece é que a população é muito dinâmica, ou seja, aumenta rapidamente. Então, esse déficit tende a oscilar frequentemente e o principal problema é que os programas de habitação não aumentam na mesma proporção que a população?, frisou.

Ainda segundo ele, o déficit habitacional do país chega a 7,2 milhões de moradias, sendo que 90% corresponde às pessoas que possuem renda de zero a cinco salários mínimos. No Piauí, de um número de 160 mil moradias, 90% equivale às pessoas que possuem renda de zero a três salários mínimos, sendo que a maioria desse número são pessoas que têm renda de, no máximo, um salário mínimo ou que vivem na informalidade, sem vínculo empregatício.

?Esta é a segunda edição do seminário e a nossa proposta é criar mecanismos para que essas pessoas que não conseguem ser beneficiadas pelos programas habitacionais tenham um tratamento diferenciado, que sejam avaliadas com pré-requisitos correspondentes à sua renda. No primeiro seminário, realizado no ano passado, nós discutimos a lei 10.257, que trata sobre o estatuto da cidade, e constatamos que a maioria das prefeituras do estado não concluíram seus planos diretores e possuem déficit habitacional bastante acentuado?, enfatizou.

A moradia é um dos direitos fundamentais para a vida humana, previsto no artigo 5º, da Constituição Federal, e é uma forma de se garantir a dignidade humana. A Constituição esclarece que é necessário que haja um local onde as pessoas possam passar a maioria dos seus dias e desenvolver suas atividades familiares e profissionais. Reverter isso, através de prioridades orçamentárias, tanto na discussão das leis de diretrizes orçamentárias, como também nas leis orçamentárias anuais, a nível federal, estadual e municipal, pode ser uma das alternativas cabíveis para a redução desse déficit.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES